Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Laudo de Vistoria

O que é?

É o processo que consiste na emissão de laudo comprobatório das condições apresentadas pelo veículo na data da inspeção.

Documentação

Documentação padrão:

Documentação específica:

  • Duda Código 009-4;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Formulário próprio, indicado no Anexo III

OBSERVAÇÃO: O laudo emitido não poderá ser cadastrado nem utilizado na realização de qualquer outro serviço previsto na presente Portaria

Procedimentos

1. Proprietário do veículo, cônjuge, companheira (o), ascendentes ou descendentes diretos até primeiro grau (maiores de 18 anos)

  • Pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), taxa de vistoria e Documento de Arrecadação do Detran (DAD).
  • De posse da documentação exigida, solicitar o serviço diretamente na sede do Detran-RJ, na Avenida Presidente Vargas, 817, 6º andar, no Centro, na Diretoria de Registro de Veículo (DRV).

2. Advogados, procuradores ou representante de órgãos públicos e de entidades credenciadas:

  • Pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), taxa de vistoria e Documento de Arrecadação do Detran (DAD).
  • Solicitar o serviço desejado no Protocolo Geral do Detran-RJ (acesso 1), na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro, levando original do requerimento correspondente ao serviço desejado (formulário próprio, devidamente preenchido e assinado), além do restante da documentação necessária à abertura do protocolo, conforme Anexo II.
  • Concluído o processo, o documento será emitido na sede do órgão e entregue somente ao representante que solicitou o serviço, no Protocolo Geral, na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro.

Taxa de Serviço

ATENÇÃO: A prestação de qualquer serviço somente será realizada após confirmação eletrônica do recolhimento do valor correspondente à respectiva taxa, devendo ser apresentado o comprovante de pagamento no CPF do proprietário, comprador ou arrendatário ou no CNPJ da empresa que requer o serviço.

Observação:

Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço poderá ser feito em 48 horas. Se for em cheque, somente seis dias úteis depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Caso o veículo possua como combustível GNV e o Certificado de Segurança Veicular (CSV) esteja fora da validade, o cliente deverá anexar ao processo cópia simples desse documento atualizado.