Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Vice-Governadoria do Estado

 
 
 
 
 

Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação
e CNH Permissão

O que é?

É a emissão de uma nova Carteira de Habilitação, por solicitação do motorista, por causa de dano ou rasura, extravio, roubo ou furto do documento.

Documentação

Para quem tem CNH emitida no Estado do Rio de Janeiro

  • Original do documento de identificação;
  • Original do Duda pago;
  • Original do comprovante de residência ou fazer *declaração de residência.

Observações:

Não é possível realizar a alteração de dados na solicitação da segunda via. Caso seja necessário alterar dados deverá ser efetuado o serviço de Alteração de Dados.

Para quem tem CNH emitida em outro estado da federação

Deverá ser feita a Transferência da Carteira de Habilitação.

Taxa de Serviço

Observações:

Se o cliente pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Segunda Via por Roubo ou Furto:

Em caso de roubo ou furto do documento de Habilitação, o cliente pode solicitar a isenção da taxa de segunda via do documento. A CNH deve ter sido emitida pelo DETRAN/RJ e estar na validade. Para a obtenção do documento é preciso comparecer ao DETRAN, na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 02 (sobreloja), das 8h às 17h (distribuição de senha até 16h30), e apresentar os seguintes documentos: originais do documento de identificação e do Registro de Ocorrência. O registro deve constar, por escrito, o nome do documento roubado ou furtado.

Diretamente na sede do DETRAN.RJ, os condutores que coletarem foto e digital (atendimento completo) até às 11h, terão a segunda via entregue no mesmo dia, a partir das 15h45m. Para quem for atendido após às 11h, a CNH estará disponível no dia seguinte a partir das 11h.
 
Atenção: Para retirada de CNH emitida (serviço não agendado) a distribuição de senhas vai até às 16h30m conforme PORTARIA PRES-DETRAN.RJ Nº 5628/2019. 
 
Para quem não pode ir diretamente na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 02 (sobreloja), basta procurar uma CIRETRAN ou um Posto de Habilitação com Prova Eletrônica para autenticar a cópia do Registro de Ocorrência, que posteriormente poderá ser entregue em qualquer posto de Habilitação para dar entrada no serviço. Essa solicitação será encaminhada via malote para a Sede do DETRAN.RJ para inclusão do requerimento. Após isso, o solicitante deverá retornar ao Posto de Habilitação para colher foto e digital. Por fim será dado um prazo para retirada da CNH.
 
Neste caso, o prazo de atendimento dependerá da logística do malote de cada Posto de Habilitação. 
 
 

Procedimentos

Postos do Rio, Grande Rio e interior:

  • Pagar a taxa de serviço.
  • Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-020-4040 (serviço gratuito somente para o interior) ou 3460-4040 (Região Metropolitana), de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h.
  • Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.

Observações:

Este serviço não poderá ser realizado caso existam outros requerimentos abertos. O encerramento ou exclusão do serviço anterior será necessário.

Condutores com última CNH emitida em outro estado deverão, primeiramente, solicitar a transferência de habilitação antes de requerer a 2ª via da habilitação. Acesse: Transferência da Carteira de Habilitação de Outro Estado.