Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Vice-Governadoria do Estado

 
 
 
 
 

Correção da Carteira de Identidade

O que é?

É a emissão gratuita de uma nova Carteira de Identidade destinada a corrigir erros reclamados após o recebimento pelo cidadão.

O serviço de correção é realizado somente quando for confirmado erro de processamento do Detran-RJ. Nos demais casos, será necessária uma solicitação de segunda via.

Documentação

Obrigatória:

  • Original ou cópia autenticada do documento que comprove o dado incorreto, este documento deve ser idêntico ao apresentado no momento da solicitação.
  • Original da Carteira de Identidade com incorreção.

CARTEIRA EXPEDIDA ATÉ 04/04/2019

  • Além da documentação obrigatória apresentar também, original ou cópia autenticada da Certidão ou Certificado, conforme a condição do solicitante:
    • Brasileiros solteiros - Certidão de Nascimento;
    • Brasileiros casados - Certidão de Casamento;
    • Brasileiros naturalizados - Certificado de Naturalização ou cópia da portaria de concessão da naturalização publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.);
    • Portugueses com igualdade de direitos e obrigações civis - Certificado de Igualdade de Direitos e obrigações civis  ou cópia da Portaria de concessão da Igualdade publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.).
       

Opcionais:

  • Original ou cópia autenticada dos documentos abaixo. Apresentar somente quando desejar a inclusão das respectivas informações na carteira:
    • CPF;
    • NIS (Número de Identificação Social), PIS (Número do Programa de Integração Social) ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público);
    • Cartão Nacional de Saúde (CNS);
    • Título de Eleitor;
    • Documento de Identidade Profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
    • Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    • Certificado Militar;
    • Apresentar resultado do exame laboratorial, com indicação do Tipo Sanguíneo;
    • Apresentar atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde que se deseje preservar (somente para PcD – Pessoa com Deficiência).

ATENÇÃO: Este serviço somente estará disponível após o dia 24-04-2019.

Procedimentos

CARTEIRA EXPEDIDA ATÉ 04/04/2019

ATENÇÃO: Este serviço somente estará disponível após o dia 24-04-2019.

CARTEIRA EXPEDIDA A PARTIR DE 05/04/2019

  • Comparecer ao posto onde sua carteira foi emitida, com a documentação exigida.

ATENÇÃO: Em alguns postos o atendimento é realizado somente mediante agendamento realizado através do site ou do teleatendimento (Capital e Região Metropolitana: 3460-4040 / Interior: 0800-0204040).

Prazo de Entrega

  • O prazo de entrega é de 10 dias a partir da data do requerimento de correção.