Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 
 

Cancelamento de Comunicação de Venda

O que é?

É o processo de cancelamento da Comunicação de Venda, com vistas à emissão de uma segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), motivado pela devolução do veículo, pelo comprador, ao proprietário vendedor.

Documentação

Documentação padrão:

Documentação específica:

  • Declaração contendo os motivos do cancelamento, com as firmas de ambas as partes reconhecidas em cartório, por autenticidade (Lei Estadual nº 5.069/07);
  • Formulário próprio, indicado no Anexo III

OBSERVAÇÃO: A Comunicação de Venda realizada através do poder cartorário só poderá ser cancelada no mesmo cartório e no mesmo dia, após, somente no DETRAN sede.

Procedimentos
 

O usuário deverá abrir um processo administrativo em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), num Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) ou no protocolo do Detran, nos seguintes endereços:

America’s Shopping– Avenida das Américas, nº 15.500, Recreio dos Bandeirantes;
West Shopping– Estrada do Mendanha, nº 555, Campo Grande;
Center Shopping– Avenida Geremário Dantas, nº 404, Jacarépagua;
Gávea – Avenida Rodrigo Otávio, nº 200, Gávea;
Sede– Avenida Presidente Vargas, nº817, Centro, Rio de Janeiro.

Caso o veículo possua como combustível GNV e o Certificado de Segurança Veícular (CSV) esteja fora da validade, o cliente deverá anexar ao processo cópia simples desse documento atualizado.
 

ATENÇÃO: Para realizar a abertura de processo administrativo, se faz necessária a presença do próprio solicitante com documento de identificação original com foto, assim como originais dos documentos necessários para compor o processo que se pretende abrir. Na indisponibilidade do próprio, só será possível abrir o procedimento por meio de instrumentos de procuração legal ou jurídico convencionais de representação.