Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Compra e Venda

Saiba tudo que você tem de fazer no Detran para vender ou comprar um veículo

O processo é simples, mas fundamental para que você não tenha nenhum transtorno. Como se sabe, vender o carro e não transferir corretamente a documentação pode dar muita dor de cabeça, como multas e pontos, na CNH, produzidos pelo comprador.

E, para a tranquilidade do novo proprietário, o veículo deve circular sempre regularizado.

Leia, abaixo, como agir:

  1. O VENDEDOR deverá comunicar ao DETRAN a venda do seu veículo.
    1. É necessário, para que isso aconteça, que o CRV (Certificado de Registro de Veículo) seja totalmente preenchido, inclusive com o nome do novo proprietário. O interesse de quem vendeu é informar a venda dentro do prazo determinado, para se eximir de responsabilidade mútua, (ou seja, ao lado do comprador), pelas penalidades impostas e suas reincidências, a partir da data da venda.
    2. Os documentos exigidos para essa comunicação podem ser acessados neste link, que também oferece, para impressão, o formulário que, preenchido corretamente, formalizará o procedimento.
    3. Para os CRVs (Certificado de Registro de Veículos) emitidos a partir de 30 de julho de 2009, identificados pela letra “C” no verso, é necessário os reconhecimentos de firma por autenticidade, tanto do VENDEDOR quanto do COMPRADOR.
    4. A comunicação da venda poderá ser feita pelo VENDEDOR, sem agendamento, em qualquer um dos postos de vistoria do DETRAN e apenas nas unidades do Rio Poupa Tempo Zona Oeste e Rio Poupa Tempo Baixada Fluminense (os endereços você pode verificar aqui).
  2. O COMPRADOR, por sua vez, tem o prazo de 30 dias, a partir do preenchimento do CRV (Certificado de Registro de Veículo), para agendar o procedimento de transferência de propriedade do veículo com o DETRAN.
    1. Basta ligar para os telefones do DETRAN – 3460-4040 e 3460-4041 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-0204040 (Interior) – ou acessar, neste portal, este link para o site “Agendamento”, e agendar o procedimento de transferência de propriedade em um dos postos de vistoria do DETRAN.
    2. Os documentos exigidos estão neste link.
    3. Para efetivação da transferência de propriedade, o COMPRADOR terá de submeter o veículo a uma nova vistoria. Feito isso, receberá um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), já com o seu nome, além de um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo), em aberto, para proporcionar uma eventual nova transação.