Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Campanhas


Carnaval

O Carnaval é a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo, uma grande paixão dos cariocas e fluminenses. Para preservar o clima de festa e conscientizar a população sobre o perigo do álcool associado à direção, o Detran-RJ promove desde 2009 a ação “Se beber, não dirija. Coloque essa ideia na cabeça!”.

Nesta campanhaeducativa os agentes distribuem chapéus de malandro no Sambódromo durante os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, transmitindo aos foliões a mensagem de que a mistura de bebidas alcóolicas e direção ainda é uma das maiores causadoras de acidentes fatais no país.

Campanha Carnaval

Volta às Aulas

Com o final das férias escolares, a Coordenadoria de Educação do Detran-RJ realiza a campanha de volta às aulas com o tema Crianças imitam os adultos. Então, dê bom exemplo no trânsito.

A ação consiste na distribuição de folhetos com dicas para pais e filhos. As crianças recebem balões de gás como brinde.

Durante a campanha, os agentes explicam a importância da postura dos pais para a educação dos pequenos no trânsito. São abordadas tarefas comuns do dia a dia, como atravessar a rua na faixa de pedestres, por exemplo.

Campanha Carnaval

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito ocorre entre 18 e 25 de setembro. A data foi instituída à época da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. Esta Semana tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Veja aqui algumas ações do Detran RJ no ano 2016:

Campanha Semana Nacional do Trânsito

Ato em Memória das Vítimas de Trânsito

O Detran-RJ reuniu, na Quinta da Boa Vista, líderes de 11 denominações religiosas para a cerimônia do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A data do evento, sempre no terceiro domingo de novembro, foi criada pela ONU como forma de alertar ao mundo sobre o número alarmante de mortes decorrentes de acidentes de trânsito.

No país, só em 2014, segundo os dados do DPVAT, aproximadamente 52 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito. O maior índice de indenizações é de motociclistas, com 22.616 casos fatais. Comparativamente, esse número é superior ao de muitas guerras. Nos dez anos da Guerra do Vietnã, por exemplo, morreram cerca de 58 mil soldados americanos.

O impacto econômico e social dos acidentes de trânsito é gigantesco, inclusive nos países em desenvolvimento. No Brasil calcula-se em mais de R$ 40 bilhões ao ano o custo de mortos e feridos da violência sobre rodas.

Campanha Ato em Memória das Vítimas de Trânsito

Maio Amarelo

Com apoio do Detran-RJ, a campanha Maio Amarelo – que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito no mundo - conta com diversas ações no estado do Rio de Janeiro, como distribuição de folders e de um laço amarelo (símbolo do movimento) para a lapela.

A campanha quer mobilizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir o alto índice de acidentes. Uma das iniciativas do movimento foi iluminar monumentos com a cor amarela pelo Brasil, como o Cristo Redentor.

Maio Amarelo

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A participação da população, empresas e entidades torna o alcance do movimento muito mais abrangente.

O Detran-RJ uniu-se à campanha, promovendo palestras com o médico Maurício Magalhães da Costa, secretário geral da Sociedade Internacional de Senologia e ex-presidente da Federação Latino-Americana de Mastologia, e divulgando material informativo às suas servidoras.

Outubro Rosa

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em uma ação de apoio à campanha Novembro Azul, o Detran-RJ promoveu uma palestra sobre o câncer de próstata. O encontro foi realizado no auditório do edifício sede, com o médico Alex de Chiara, da Sociedade Brasileira de Urologia, que falou sobre as causas, os sintomas, os meios de prevenção e o tratamento da doença.

Novembro Azul

Boa Viagem

O “Detran e você: Boa Viagem” é um programa educativo que tem como objetivo divulgar as normas de trânsito seguro nos dias que antecedem aos feriados prolongados. A atividade, desenvolvida em parceria com as concessionárias ECO Ponte, CRT, Via Lagos e LAMSA vai aos pedágios das principais vias de saída do Rio.

Durante a ação, os servidores da Coordenadoria de Educação do Detran-RJ entregam aos motoristas lixeirinhas de carro, folhetos com dicas de atenção e concentração no trânsito, e check-list de manutenção preventiva dos veículos. São fornecidas também orientações específicas para motociclistas, descrição dos principais serviços do Detran, e um mapa das estradas do estado do Rio de Janeiro.

Boa Viagem

Dia da Mulher

O Detran-RJ comemora todos os anos, em março, o Dia Internacional da Mulher, com o intuito de homenagear e reconhecer o papel feminino, tanto no trânsito quanto na sociedade. Durante os eventos são realizadas paralelamente ações educativas, especialmente voltadas para elas.

Dia da Mulher

Dia das Mães

O Detran- RJ, sempre no mês de maio, organiza várias homenagens para as mães, como apresentações do Coral Canta Detran no prédio e na entrada do edifício-sede.

Dia das Mães

Ações Sociais

A fim de se aproximar cada vez mais da população, o DETRAN-RJ, sempre que convidado, se dispõe a colaborar em ações sociais promovidas por instituições que solicitem algum tipo de conscientização para o público.

Nessas oportunidades, a Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito presta esclarecimentos sobre diversos temas relacionados à segurança no trânsito, como álcool e direção, transporte seguro de crianças, dentre outros, além de distribuir material educativo.

Ações Sociais

Dia do Idoso

 

Ações Sociais