Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Vice-Governadoria do Estado

 
 
 
 
 

Campanhas


Carnaval

Com o intuito de reduzir os riscos e preservar vidas no período de folia, onde, infelizmente, os números de acidentes aumentam significativamente, o Detran.RJ, por meio de sua Coordenadoria-Geral de Educação para o trânsito realiza campanha para conscientizar e sensibilizar os foliões sobre a importância da prudência e da prevenção.

Neste ano, a campanha intitulada “#Folião consciente brilha mais no carnaval. Nunca dirija depois de beber”, foi levada às concentrações de dois blocos de pré-Carnaval, Bloco Brasil – Leme (23/02) e Gigantes da Lira - Laranjeiras (24/02). Grupos de agentes educadores abordaram os foliões para que tirassem fotos com placas de mensagens educativas e marcassem a hashtag da campanha em suas redes sociais.

A mesma ação aconteceu na Marquês de Sapucaí nos dias dos desfiles do Grupo Especial (domingo, 03/03, e segunda, 04/03) e no Sábado das Campeãs (09/03).

Campanha Carnaval

Volta às Aulas

Com o final das férias escolares, a Coordenadoria de Educação do Detran.RJ realiza a campanha de Volta às Aulas com o tema Crianças imitam os adultos. Então, dê bom exemplo no trânsito.

A ação consiste na distribuição de folhetos com dicas para pais e filhos. As crianças recebem cata-ventos como brinde.

Durante a campanha, os agentes explicam a importância da postura dos pais para a educação dos pequenos no trânsito. São abordadas tarefas comuns do dia a dia, como atravessar a rua na faixa de pedestres, por exemplo.

Campanha Carnaval

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito ocorre entre 18 e 25 de setembro. A data foi instituída à época da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. Esta Semana tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), anualmente.

Campanha Semana Nacional do Trânsito

Ato em Memória das Vítimas de Trânsito

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito já está incorporado ao calendário de eventos de vários países. O impacto econômico e social dos chamados acidentes de trânsito é gigantesco, inclusive em países em desenvolvimento, onde os custos dessa guerra urbana são estimados em cerca de 100 bilhões de dólares/ano.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram em 2007 por iniciativa da própria sociedade civil que, mesmo contando com poucos recursos, conseguiu uma mobilização expressiva em várias cidades brasileiras.

No ano de 2009, a aproximação entre o Detran.RJ e as diversas comunidades religiosas nasceu de um imperativo maior, que poderia ser expresso de maneira simplória através da máxima: A UNIÃO FAZ A FORÇA. E tal parceria não é pouco se levarmos em conta o número expressivo de pessoas que aderiram de forma incisiva à legislação para o trânsito pelos esteios da religião. O ato de solidariedade e de apelo pela paz no trânsito reúne representantes de diversas denominações religiosas, presentes no Estado do Rio de Janeiro.

A data – terceiro domingo de novembro -, definida pela ONU, vale como alerta a todos que a violência no trânsito é previsível e, portanto, evitável.

Campanha Ato em Memória das Vítimas de Trânsito

Campanha “Blitz Educativa - Operação Educação no Trânsito”

Com a importante missão de diminuir estatísticas preocupantes de acidentes e visando a orientar condutores quanto ao estado geral dos veículos e o uso dos itens de segurança dos mesmos, o Detran.RJ realiza, ao longo do ano, blitzes educativas.

Durante as blitzes são distribuídos materiais educativos, como lixeirinhas para carros, panfletos, revistas, salientando a importância de todos agirem de modo seguro no trânsito. Os agentes da Coordenadoria de Educação abordam sobre a importância do uso dos itens de segurança, como capacete, cinto de segurança, cadeirinha para as crianças menores de 8 (oito) anos de idade.

É destacada também a importância da revisão do veículo antes de pegar a estrada para viajar.

Blitz Educativa - Operação Educação no Trânsito

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

É um movimento internacional e uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O Detran.RJ participa da campanha Maio Amarelo com diversas ações como distribuição de folders e de um laço amarelo para a lapela e um folder com fitinhas “Senhor do Bomfim”.

Uma das iniciativas do movimento é iluminar monumentos com a cor amarela pelo Brasil, como o Cristo Redentor.

Maio Amarelo

Bienal do Livro

Em 2017, foi montado um estande voltado para ensinar às crianças como se comportar nas ruas e nos veículos dos pais. Os pequenos aprenderam através de um jogo da memória e um livro didático que ganharam no fim da atividade.

O espaço também atendeu a jovens e adultos, que puderam usar óculos de realidade virtual para identificar erros do dia a dia no trânsito. Para isso, sentaram num banco de motorista e, em 360 graus, duas situações que não podem acontecer nas ruas. A visão dos participantes foi reproduzida num telão para que o público ao redor também acompanhasse a atividade. No fim, ganharam um brinde educativo.

Em nossa participação na Bienal, 12.861 pessoas passaram pelo nosso estande.

Bienal do Livro

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O Detran.RJ participa do movimento, onde promove palestra sobre câncer de mama, divulgando seu material informativo.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Outubro Rosa

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em uma ação de apoio à campanha Novembro Azul, o Detran.RJ promove uma palestra sobre o câncer de próstata que fala sobre as causas, os sintomas, os meios de prevenção e o tratamento da doença.

Novembro Azul

Ações Sociais

A fim de se aproximar cada vez mais da população, o Detran.RJ, sempre que convidado, se dispõe a colaborar em ações sociais promovidas por instituições que solicitem algum tipo de conscientização para o público.

Nessas oportunidades, a Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito presta esclarecimentos sobre diversos temas relacionados à segurança no trânsito, como álcool e direção, transporte seguro de crianças, dentre outros, além de distribuir material educativo.

Ações Sociais