Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Programa Trânsito na Escola

O Detran-RJ, por meio do Programa Trânsito na Escola,  difunde a Educação para o Trânsito aos alunos da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, na forma da Lei Estadual nº 4.864/06 – que inclui, nos respectivos currículos, os temas interdisciplinares “Noções de Trânsito” e “Educação para o Trânsito”. 


Educação Infantil e Ensino Fundamental

Este programa visa capacitar os professores dos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e os demais profissionais da área, tornando-os multiplicadores dessa temática.
Após a capacitação as escolas devem enviar à Coordenadoria de Educação um relatório com as atividades desenvolvidas. Estas instituições de ensino serão visitadas ao final do ciclo, para reforço e conclusão desse trabalho, em uma troca de conhecimentos sobre Educação para o Trânsito.
 
Os interessados na implantação do Programa Trânsito na Escola devem entrar em contato com a Coordenadoria – Geral de Educação para o Trânsito, por meio do e-mail  educacao@detran.rj.gov.br ou do telefone 2332-0479.

 

Ensino Médio e Superior-Trânsito Responsável

O Projeto Trânsito Responsável visa ao desenvolvimento da percepção dos jovens do Ensino Médio ou de Universitários – que estão em fase de obter a primeira habilitação – quanto à importância da prática de hábitos seguros no trânsito. Para isso, as apresentações do projeto são conduzidas pelos agentes da Coordenadoria - Geral de Educação para o Trânsito, dentro de sala de aula, que utilizam uma linguagem multimídia: vídeos com animações, depoimentos, músicas e um vocabulário comum a esse público.
 
Os interessados na execução do Projeto Trânsito Responsável devem entrar em contato com a Coordenadoria – Geral de Educação para o Trânsito, por meio do e-mail  educacao@detran.rj.gov.br ou do telefone 2332-0479.