Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Detran Social


NAVI – Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito



O NAVI é um núcleo que funciona na sede do Detran-RJ e tem como objetivo principal oferecer apoio a todos os que sofrem com as consequências da violência no trânsito, sejam as vítimas propriamente ditas ou os seus familiares.
Para tanto, o NAVI realiza atividades em grupo, nas quais os integrantes compartilham vivências no campo do auxilio mútuo - com momentos de estímulo à criatividade - por meio das artes e da música. Além disso, proporciona atendimento psicológico individual, sempre que constatada a sua necessidade.

O atendimento à vítima de trânsito consiste em acolher e identificar a extensão dos danos causados pelo trauma, respeitando a particularidade de cada indivíduo ao vivenciar seu luto, auxiliando-o no processo de reencontro com a esperança, com os sonhos e com os projetos para o futuro.

Os integrantes são convidados, ainda, a participarem das ações da Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, passando a atuar como agentes educativos na busca por um trânsito mais justo, solidário e seguro.

Projeto Educando com Valor

O Projeto Educando com Valor é um convênio celebrado entre o Detran-RJ e a Vara de Execução Penal e tem como objetivo principal analisar a forma mais adequada para a reeducação dos beneficiários de penas e medidas alternativas, envolvidos em crimes de trânsito. Os métodos aplicados são desenvolvidos para orientá-los com relação a posturas e comportamentos inadequados no trânsito, realizando ações e campanhas educativas voltadas para essa temática.