Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Alteração de Dados / Curso de Reciclagem

ATENÇÃO! O Curso de Reciclagem – CRCI na modalidade à distância está temporariamente suspenso, por força da Portaria PRES-DETRAN/RJ Nº 4682, de 28 de setembro de 2015, no entanto, por decisão judicial, o IbacBrasil e o Icetran estão autorizados a ministrar o curso CRCI na modalidade EaD.

O que é?

É o procedimento necessário para quem teve o direito de dirigir suspenso, quer ter sua CNH de volta e optou por fazer o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores nas modalidades à distância ou presencial.

Documentação

  • Original e cópia da Identidade;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia comprovante de residência;
  • Comprovante de pagamento do DUDA.

Taxa de Serviço

Procedimentos

Após o condutor receber o comunicado oficial deste ou outro Estado para entregar a CNH, o mesmo deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Comparecer ao NUDA (Núcleo de Documentos Apreendidos) situado à Av. Pres. Vargas nº 817, acesso 4 - Sobreloja, ou a qualquer Posto de Habilitação do estado do Rio de Janeiro, munido de sua última CNH original expedida. Caso a CNH já tenha sido acautelada em outro estado, receberá as informações necessárias no NUDA, para a continuidade do serviço.
  • Após receber a orientação de que deverá iniciar os procedimentos para o Curso de Reciclagem, deve pagar o DUDA código 210-0 INSCRIÇÃO CURSO / EXAME RECICLAGEM P/ COND. INFRATORES.
  • Após pagamento do DUDA, entrar em contato com o Call Center do DETRAN/RJ pelos telefones: (21) 3460-4040 ou 0800-020-4040 (interior), solicitando ao atendente o agendamento para o serviço de ALTERAÇÃO DE DADOS / CURSO DE RECICLAGEM.
  • No dia marcado, o condutor deverá comparecer ao Posto de Habilitação agendado, munido do original e cópia do DUDA, documento de identidade com foto, CPF, original e cópia do comprovante de residência ou fazer *declaração de residência. Será incluído um requerimento no Sistema de Habilitação, seguido de captura de foto, assinatura e digital e, nessa ocasião, receberá uma caderneta de exames.
  • Com o protocolo em mãos, o motorista vai escolher uma das instituições de ensino à distância, homologadas pelo Denatran e cadastradas no Detran, fazer a inscrição no site da empresa escolhida e assistir às 30 horas de aula exigidas pela legislação.
  • Após a conclusão da carga horária, o condutor infrator agendará sua prova teórica no site do Detran e se submeterá ao exame no local e hora marcados.
  • Para ser aprovado é necessário acertar 70% da prova. Se for reprovado, o candidato deverá agendar um novo exame, pagando outro DUDA. Se for aprovado, após o prazo de suspensão concluído, o condutor deve retornar ao local onde entregou sua carteira para pegá-la de volta. Caso esteja vencida, é preciso fazer a renovação da CNH.

Observação:

A qualquer momento, o candidato pode optar por outra instituição de ensino ou alterar suas aulas para o modo presencial. Os condutores que iniciaram o processo de reciclagem antes da implantação do curso à distância também podem optar pela nova modalidade.