Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Oito anos da Operação Lei Seca

Com a importante missão de diminuir estatísticas preocupantes e alertar a população sobre todos os riscos da combinação de álcool com direção, a Operação Lei Seca é uma Política Pública permanente do Governo do Estado do Rio de Janeiro que este mês está completando oito anos de atividade.

Fruto da união de três órgãos -- Secretaria de Governo, Detran e Polícia Militar -- a Operação Lei Seca vem salvando milhares de vidas desde 19 de março de 2009.

Foi por causa dela, que, em pouco tempo, o Rio de Janeiro virou referência nacional em redução dos altos índices de mortes e acidentes de trânsito. Suas ações diárias, além de preservar vidas, servem para educar e conscientizar cidadãos sobre responsabilidade e segurança no trânsito.

A abordagem feita na blitz da Lei Seca, chamada “Abordagem Cidadã”, é estruturada em dois pilares: fiscalização e educação. Ou seja: as ações não são apenas punitivas, mas também educativas.

O número de abordagens da Lei Seca vem aumentando a cada ano, mas, apesar disso, a proporção de motoristas que estão sendo multados por embriaguez, ao invés de crescer, diminui.

Tais dados indicam claramente que os motoristas começaram a repensar seus costumes. Seja você também um colaborador da Operação Lei Seca. Deixe o carro em casa quando sair para beber, e preserve vidas.

Lembre-se: Quem for flagrado sob efeito de álcool é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 2.934,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 (doze) meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

A decisão de nunca dirigir depois de beber vai além do dever dos bons cidadãos. É uma atitude de amor à vida. O Estado vem fazendo a parte dele. Faça a sua e salve vidas!