Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

04/12/2017 17:01:00

DETRAN PRESENTE FARÁ ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA TAXISTAS EM SÃO CRISTÓVÃO

 Sebastião Gomes

A 40ª edição do mutirão será realizada na terça-feira (05.12), no posto de vistoria da Francisco Bicalho. Taxistas terão atendimento prioritário, mas todos cidadãos podem participar

Os taxistas do Rio de Janeiro terão mais uma edição especial do Detran Presente. A 40ª edição do mutirão de serviços será dedicada a esta categoria de trabalhadores. Na próxima terça-feira (05.12), mais de 150 funcionários do Detran estarão à disposição no posto de vistoria na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, das 9h às 16h.

Esta será a segunda edição do Detran Presente voltada para os taxistas. Em agosto, na primeira edição foram realizados 2.933 atendimentos. Desde maio, o Detran Presente já passou por 23 cidades. A expectativa é que, no Detran Presente Táxi, a marca dos 70 mil atendimentos seja alcançada. Até agora, já foram realizados 69.579.

O Detran Presente vai contar com inúmeros serviços para os taxistas, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran.

“O taxista é uma classe muito importante para o Detran e fundamental para o trânsito da cidade. Assim como toda a população, eles têm demandas que dificilmente conseguem resolver com o corre-corre do dia a dia. A primeira edição foi um sucesso. E as demandas reprimidas da classe continuam. Por isso, decidimos fazer esta nova edição. Tenho certeza de que esta categoria, tão importante, mais uma vez, vai abraçar o projeto e teremos um mar amarelo de carros em nosso posto”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Após o sucesso da primeira edição do Detran Presente para os táxis, o Detran reservou o posto de vistoria da Avenida Francisco Bicalho para atendimento prioritário ao taxista. Desde setembro, os taxistas não precisam fazer agendamento para o serviço de vistoria anual de seus veículos neste posto.

População também terá acesso a todos os serviços

O Detran Presente especial Táxi terá os serviços abertos para todos os moradores da cidade do Rio de Janeiro.  O mutirão é voltado para os taxistas, que terão atendimento prioritário. O Detran Presente vai contar com inúmeros serviços, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran – www.detran.rj.gov.br.

Agendamentos abertos

Os agendamentos para a edição especial do Detran Presente para os taxistas já estão abertos. Os taxistas já podem agendar os serviços no site do Detran – www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-0204040. Um dos serviços mais procurado é o agendamento para a realização de vistoria anual de veículos.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento.  Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Curso de mecânica para todos

O Detran também vai oferecer curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

Estão disponíveis 30 vagas para o curso, e as inscrições já estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Para participar, os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h. Nos últimos sete meses, o curso já formou 230 cidadãos que saíram do Detran Presente com seus certificados em mãos. 

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 23 cidades, em 39 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus de Itapaboana, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.

 DETRAN PRESENTE – EDIÇÃO ESPECIAL TÁXI
05 DE DEZEMBRO
Local: Posto de Vistoria – Av. Francisco Bicalho (a entrada do posto fica na rua Idalina, nº 35)
Horário: 9h às 16h
Agendamentos:  www.detran.rj.gov.br. | 0800-0204040