Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

26/02/2018 15:38:00

CARIOCAS PODERÃO COMEMORAR ANIVERSÁRIO DA CIDADE E TIRAR CARTEIRA DE IDENTIDADE NO DETRAN PRESENTE

 Alexandre Simonini


A primeira edição do Detran Presente de 2018 será um presente para os cariocas. No dia do aniversário da cidade, nesta quinta-feira (1ª de março), o mutirão será realizado num cartão postal: a Praça Mauá, durante o evento comemorativo “Pra frente, Rio!” organizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Os atendimentos serão realizados das 8h às 16h.
 
Um dos serviços mais procurados de todas as edições do Detran Presente é o pedido de emissão de carteira de identidade. No ano passado, durante os 45 mutirões realizados em 25 cidades, foram realizados 13.417 pedidos de emissão de documentos de identificação. No total, foram realizados 77.778 atendimentos.
 
“O Rio precisa seguir em frente. Nada melhor do que o Detran Presente começar 2018 num dos cartões postais da cidade. Vamos comemorar o aniversário da cidade e oferecer muitos serviços para a população. O Detran Presente inverteu a lógico do serviço público e vai para perto das pessoas. Não tenho certeza de que a Praça Mauá estará lotada com muitas pessoas usufruindo dos nossos serviços”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran.
 
Além da emissão da primeira e segunda vias da identidade, na Praça Mauá, o Detran Presente vai oferecer serviços como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.
 
Neste mutirão, o serviço de vistoria anual de veículos não será oferecido para a população. Durante o evento, de acordo com a demanda poderá haver distribuição de senhas. Não há necessidade de agendamento para a realização dos atendimentos. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran.
 
Como emitir a identidade
 
Para a emissão da carteira de identificação, o cidadão precisa ir ao mutirão com uma certidão original e cópia: nascimento ou casamento. A certidão precisa ser sempre a que foi emitida mais recentemente. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$37,15. 
 
Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade. Menores de 12 anos só podem realizar o serviço acompanhados de seus responsáveis.
 
Central do Brasil
 
E as comemorações continuam pelo aniversário do Rio de Janeiro. No dia seguinte, 2 de março, o Detran Presente estará em outro local emblemático da cidade: a Central do Brasil. Mais de 150 funcionários estarão à disposição da população com os mesmos serviços realizados na Praça Mauá. A 47ª edição do Detran Presente realizará atendimentos das 9h às 16h.
 
Edição especial para motos
 
No dia 3 de março, sábado, o Detran Presente será voltado para um público específico. A 48ª edição do mutirão será aberta para a população, mas terá atendimento prioritário para os motociclistas. O atendimento será das 9h às 16h, na Associação do Moto Taxi, no Rio Comprido, na Zona Norte.
 
Neste mutirão, além de todos os serviços das duas primeiras edições de 2018, também será realizado o licenciamento anual de veículos, mas somente para motociclistas.
 
No evento, o Detran também vai regulamentar os veículos dos motofretistas, como prevê a Lei Federal 12.009/2009. Os interessados deverão apresentar o documento de compra e venda da moto e pagar os Dudas de troca de categoria e de emissão de placa. Durante o Detran Presente, os motofretistas poderão ter a placa vermelha – condição para uso do veículo em atividade remunerada - em mãos, caso sejam aprovados na vistoria de seus veículos.
 
Mais de 77 mil atendimentos
 
O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente começou a ser realizado em 2017 e  já passou por 25 cidades, em 45 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus de Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé e Mesquita.
 
DETRAN PRESENTE – PARABÉNS RIO
1º de março (quinta-feira)
Local: Praça Mauá
Horário: 8h às 16h
 
DETRAN PRESENTE – CENTRAL DO BRASIL
2 de março (sexta-feira)
Local: em frente à estação da Central do Brasil
Horário: 9h às 16h
 
DETRAN PRESENTE – MOTO
3 de março (sábado)
Local: Associação do Moto Taxi da Cidade do Rio de Janeiro  (Rua Cândido de Oliveira, nº 43 – anexo 7 – Rio Comprido)
Horário: 9h às 16h