Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

02/03/2018 17:23:00

​​DETRAN PRESENTE INVADE A CENTRAL DO BRASIL

Mutirão realizou 2.779 atendimentos. Próximo mutirão será neste sábado em edição especial para motociclistas
 
 

As comemorações pelo aniversário do Rio continuam no Detran Presente. Nesta sexta-feira (02.03), o mutirão de serviços montou sua estrutura num dos locais mais movimentados da cidade: a Central do Brasil. Durante todo o dia, foram realizados
​​
2.779 atendimentos na 47ª edição do programa, que já soma 83.010 usuários beneficiados depois de ter passado por 25 cidades de todo o estado.
 
Neste sábado (03.03), o Detran Presente será especial. A 48ª edição do mutirão será aberta para a população, mas terá atendimento prioritário para os motociclistas. O atendimento será das 9h às 16h, na Associação do Moto Táxi, no Rio Comprido, na Zona Norte.
 
Na Central do Brasil, nesta sexta, foram realizados, entre outros, 193 atendimentos para Carteira Nacional de Habilitação, 504 para Carteira de Identidade, outros 196 atendimentos em recursos contra multas. A diretoria de veículos realizou 338 atendimentos. 
 

As pessoas chegaram cedo à Central do Brasil para garantir atendimento. Aos 90 anos, Luiz José Buch atravessou a ponte Rio-Niterói e foi renovar a Carteira de Habilitação. “Fiquei sabendo do Detran Presente ao ler uma notícia no jornal O Dia. Aproveite para resolver logo a minha pendência. O serviço foi muito bom. Fui muito bem atendido. Eu dirijo desde 1945. Agora por causa da idade preciso tomar cuidado, mas sempre vou de carro para o forró”, disse Luiz, que revelou ter sido piloto do ex-presidente Juscelino Kubitscheck.
 
Esta foi a segunda ação do Detran Presente em 2018. Na quinta-feira, o mutirão comemorou o aniversário da cidade na Praça Mauá, com 2.453 atendimentos.
 
Especial motos
 
O terceiro Detran Presente comemorativo do aniversário da cidade será neste sábado (03.03), voltado para um público específico. A 48ª edição do mutirão será aberta para a população, mas terá atendimento prioritário para os motociclistas. O atendimento será das 9h às 16h, na Associação do Moto Taxi, no Rio Comprido, na Zona Norte.
 
Mais de 150 funcionários do Detran estarão à disposição da população oferecendo serviços como emissão de primeira e segunda via de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.  Neste mutirão, também será realizada vistoria para o licenciamento anual de veículos, mas somente para motociclistas.
 
Neste Detran Presente, o Detran também vai regulamentar os veículos dos motofretistas, como prevê a Lei Federal 12.009/2009. Os interessados deverão apresentar o documento de compra e venda da moto e pagar os Dudas de troca de categoria e de emissão de placa. Durante o Detran Presente, os motofretistas poderão ter a placa vermelha – condição para uso do veículo em atividade remunerada - em mãos, caso sejam aprovados na vistoria de seus veículos.
 
Mais de 80 mil atendimentos
 
O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.
 
O Detran Presente começou a ser realizado em 2017 e  já passou por 25 cidades, em 46 edições, onde foram realizados 80.231 atendimentos: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá e Central do Brasil), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus de Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé e Mesquita.
 
 
DETRAN PRESENTE – MOTO
 
3 de março (sábado)
Local: Associação do Moto Taxi da Cidade do Rio de Janeiro  (Rua Cândido de Oliveira, nº 43 – anexo 7 – Rio Comprido)
Horário: 9h às 16h