Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

05/03/2018 09:37:00

DETRAN PRESENTE FAZ EDIÇÃO ESPECIAL PARA MOTOS

Foram 806 atendimentos durante todo o dia na Associação do Moto Táxi, na Zona Norte. Próximos destinos do mutirão: Volta Redonda e Petrópolis
 
A 48ª edição do Detran Presente teve um público especial: os motociclistas. Neste sábado (03.03), o mutirão de serviços foi até a Associação do Moto Táxi, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro, para atender a classe e os moradores da região. Durante todo o dia foram realizados 806 atendimentos.

Os serviços mais procurados foram os da Diretoria de Veículos, com 202 atendimentos realizados e a emissão de 300 Carteiras de Identidade. Também foram feitos 19 pedidos de emissão de Carteira Nacional de Habilitação, enquanto 112 pessoas entraram com recursos contra multas. Após 48 edições, em 25 cidades, o Detran Presente acumula 83.816 atendimentos realizados.

O Detran Presente especial motos contou com o apoio da Associação do Moto Táxi, que abriu as portas da sua sede para receber o evento.



Durante todo o dia, a comunidade do Rio Comprido na Zona Norte teve a oportunidade de realizar diversos serviços do Detran, como emissão de primeira e segunda via de Carteira de Identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento anual sem vistoria, abertura de recursos contra multas e de processos de suspensão, além do licenciamento anual de veículos para motociclistas.

Morador do Flamengo, Jackson William de Holanda, de 27 anos, aproveitou o sábado para licenciar sua moto. “Foi tudo muito rápido. Não imaginava que seria assim”, disse o mototaxista.

O motofretista Genilvado da Silva regularizou os documentos do seu veículo. “Precisava fazer a alteração de documentação para poder trabalhar. Fiquei surpreso com a agilidade do serviço”, destacou o carioca, de 29 anos. 

E teve também quem aproveitou o Detran Presente Moto para agilizar as pendências da família. Recém-casado, o motoboy Eduardo de Souza trouxe a esposa Beatriz para enfim atualizar o documento de identidade com o nome de casada. “Foi uma excelente oportunidade. Aproveitamos o Detran Presente para atualizar o documento da Beatriz. Já estamos casados há um ano e ela ainda não havia feito a troca”, contou o morador da Pavuna.

Desde o ano passado, o Detran começou a regularizar os veículos dos motofretistas, como prevê a Lei Federal 12.009/2009. Durante este Detran Presente, os motofretistas puderam ter a placa vermelha – condição para uso do veículo em atividade remunerada  - em mãos.

O motoboy Marcus Vinicius Resende realizou a transferência de propriedade da moto e saiu com a placa vermelha nas mãos. “Nunca tinha ido a um Detran Presente. Fiquei surpreso com o serviço. É muito importante esta ação para nossa categoria. Precisamos trabalhar de forma regularizada, e o Detran está facilitando a nossa vida”, destacou o morador do Riachuelo, também na Zona Norte.


Motofretistas participam de aula inaugural de curso para categoria

Mais de 40 motofretistas e mototaxistas participaram da aula inaugural do Curso de Profissionalização. A partir do próximo sábado (10.03), o curso seguirá na Escola Pública de Trânsito. Ao todo serão duas turmas pela manhã e outras duas à tarde. 

Semanalmente, o Detran abre cerca de 300 vagas para cursos da categoria. O curso é composto por 30 horas de aulas teóricas e práticas. No final, o participante sai da sala de aula com o certificado em mãos para continuar o processo de profissionalização.  


Detran Presente de volta ao interior

Depois das três primeiras edições do ano serem realizadas na capital e em comemoração ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o Detran Presente volta para o interior. Na próxima sexta-feira (09.10), a estrutura estará na cidade de Volta Redonda, na Ilha São João. No dia 16, será a vez de Petrópolis receber o mutirão para comemorar o aniversário da cidade, no Parque de Exposições de Itaipava.

As duas primeiras edições de 2018 foram realizadas em cartões postais do Rio de Janeiro. A reestreia do Detran Presente foi quinta-feira (01.03), na Praça Mauá, com 2.453 atendimento. No dia seguinte, sexta (02.03), o mutirão invadiu a Central do Brasil e realizou 2.779 atendimentos.
 

Mais de 83 mil atendimentos

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.

O Detran Presente começou a ser realizado em 2017 e já passou por 25 cidades, em 48 edições, onde foram realizados 83.816 atendimentos. O mutirão passou por Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá, Central do Brasil e Rio Comprido), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé e Mesquita.