Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

09/03/2018 18:38:00

DETRAN PRESENTE RETORNA PARA O INTERIOR COM MAIS DE 2,2 MIL ATENDIMENTOS EM VOLTA REDONDA

 Manoella Mello

Edição de Volta Redonda marcou o retorno do mutirão para o interior do estado. Vistoria de veículos foi o serviço mais procurado


Nem mesmo o tempo nublado e forte calor que tomaram conta da Ilha São João afastaram os moradores de Volta Redonda e das cidades vizinhas dos serviços oferecidos pelo primeiro mutirão Detran Presente no interior do estado em 2018. Durante todo o dia cerca de 200 funcionários do Detran estiveram presentes e realizaram 2.263 atendimentos. Esta foi a 49ª edição do Detran Presente, que já realizou mais de 86.079 mil serviços em 25 cidades do estado.

Desde logo cedo, os motoristas formaram fila para realizarem o licenciamento anual com vistoria. Orientados pela Guarda Municipal e pelos funcionários do Detran, quem chegava logo encontrava o percurso a ser seguido até os pontos de vistoria. Apesar da grande quantidade de veículos agendados, o atendimento foi rápido. No total, a Diretoria de Veículos realizou 1.618 atendimentos ao longo do dia.

No setor de Identificação Civil, os usuários receberam senhas logo ao chegar. Como acontece em praticamente todas as edições do Detran Presente, famílias inteiras recorreram ao mutirão para darem entrada no pedido de carteira de identidade. No fim do dia, foram feitos 324 pedido de emissão de novos documentos.

Já a procura pela emissão de Carteira Nacional de Habilitação foi menor, com 103 atendimentos realizados. Enquanto, outras 30 pessoas entraram com pedidos de recursos contra multas e suspensão.

Volta Redonda foi a cidade do interior que mais recebeu atendimentos do Detran Presente. Só em 2017, foram quatro edições, com 8.801 serviços gerados para a população do Médio Paraíba.

 

População elogia atendimento

Apesar da grade quantidade de carros na fila, os cidadãos saíram do Detran Presente com os documentos na mãos e suas pendências resolvidas. “A organização está perfeita. Embora tenham muitos carros, a fila está fluindo bem, sem confusão e sem demora. Saio satisfeito", avaliou o gerente de compras Ruben Cava, 50 anos, morador de Barra Mansa, que descobriu o Detran Presente ao agendar a vistoria anual de sua moto.

O servidor público municipal Antônio Carlos Marques, 60 anos, chamou a atenção com seu Escort XR3 amarelo, ano 1989. "Tenho esse carro há três anos, mas fiquei namorando ele uns dois anos antes de comprar. Vim fazer a vistoria e fui muito bem atendido, no nível que eu esperava", avaliou, acrescentando que soube do mutirão por um colega de trabalho.

E teve quem aproveitou o mutirão para regularizar sua CNH. Aproveitar o tempo curto entre um compromisso e outro na agenda foi o que levou a médica Thays Kelly B. Vitor de Souza, 34 anos, a agendar a renovação da sua CNH no Detran Presente: "Quando fui agendar, apareceu a opção de atendimento aqui, marquei logo. É bem não prático. O meu horário é corrido e o atendimento foi rápido", avaliou.

Próxima edição será especial para carros antigos

Mais uma vez o Detran Presente vai atender aos colecionadores de carros antigos. Neste sábado (10.03), mais de 150 funcionários do órgão estarão no shopping Cittá América, na Barra da Tijuca, das 9h às 16h.

Em parceria com o Veteran Car Club do Rio de Janeiro, o Detran levará toda a sua estrutura de serviços para atender ao público do“Praça de Março”, evento que reunirá colecionadores de carros antigos e terá a exposição de mais de 300 relíquias automobilísticas.

O serviço de vistoria anual de veículos será feito somente para os colecionadores. A equipe técnica do Detran estará à disposição dos colecionadores para realizar todo o processo de vistoria e garantir aos proprietários a obtenção da placa preta de colecionador.

Para obter a placa preta de colecionador, o veículo precisa ser fabricado há mais de 30 anos, manter as características originais de fábrica e fazer parte de um clube de colecionadores que chancelem sua originalidade.

No evento haverá diversas atrações para os colecionadores e para os visitantes. Além da exposição dos carros das décadas de 20 a 80, haverá uma feira de peças e miniaturas e também show de música ao vivo e praça de alimentação.

Outros serviços para a população

Além do atendimento para os colecionadores, o Detran Presente será aberto para a população. O mutirão vai oferecer serviços como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação e a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda poderá haver distribuição de senhas. Não há necessidade de agendamento para a realização dos atendimentos. A lista completa dos serviços que serão oferecidos está disponível no site do Detran.

Mais de 86 mil atendimentos

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.

O Detran Presente começou a ser realizado em 2017 e já passou por 25 cidades, em 49 edições, onde foram realizados 86.079 atendimentos. O mutirão passou por Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá, Central do Brasil e Rio Comprido), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé e Mesquita.