Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

15/05/2018 15:41:00

DETRAN FORMA MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS NO MAIO AMARELO

O Detran-RJ está formando mais de 600 mototaxistas e motofretistas durante o Maio Amarelo. As aulas são parte do programa de educação do departamento, que neste mês de maio reforçará as aulas de direção defensiva. Há cursos de atualização e formação de mão de obra. O próximo curso é de atualização. As inscrições ocorrerão somente nesta quarta, 16/5, e a aula acontece no próximo sábado, 19/5, das 8h às 18h na sede da Escola Pública de Trânsito do Detran (na Rua Mem de Sá, 163 – Centro do Rio).
 
A Educação no Trânsito é o papel social do Detran-RJ, que passa pela preservação da vida no trânsito. Com a crise econômica por que passa o país, o empreendedorismo está em alta e foi esse fenômeno que levou os especialistas do departamento a priorizarem a educação dos motofretistas e mototaxistas no Maio Amarelo.
 
Os cursos terão aulas específicas e detalhadas sobre frenagens, já que esse é um momento vital para a ocorrência do acidente ou salvação do piloto, principalmente os de motos. Podem se inscrever tanto os candidatos que quiserem ingressar na profissão, quanto os que estão precisando se atualizar sobre as leis e as práticas.  O curso de formação tem 30 horas/aula e o de atualização, 10 horas/aula.
 
Até agora já foram formados 90 alunos. A inscrição deve ser realizada exclusivamente no site do Detran-RJ (detran.rj.gov.br). Os candidatos devem clicar na aba Educação e depois na aba Escola Pública de Trânsito. A partir daí, basta seguir as orientações dadas. É importante que o condutor leia toda a página com informações sobre o curso, onde ele encontrará os procedimentos necessários.
 
Os candidatos precisam ter obrigatoriamente pelo menos 21 anos de idade e dois anos de carteira na categoria A, que é específica para motociclistas.
 
Nos dias 22 e 23 de maio acontecerão as inscrições para o curso de formação de mototaxistas e motofretistas. As aulas acontecerão do dia 29/5 a 8/6 nos turnos da manhã e tarde. Serão 90 vagas disponíveis.
 
Mais uma turma do curso de atualização está prevista para o dia 26/5. Mais perto desta data, o Detran informará quando será a inscrição.