Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

21/05/2018 09:26:00

DETRAN PRESENTE FAZ 1,4 MIL ATENDIMENTOS EM NOVA IGUAÇU

Próximo mutirão completo será novamente na Baixada Fluminense, desta vez, em Duque de Caxias, na sexta-feira (25.05)

O Detran Presente voltou à Baixada Fluminense e prestou inúmeros serviços para os moradores de Nova Iguaçu neste sábado (19.05). A estrutura itinerante foi montada no bairro de Cabuçu e contou com cerca de 150 funcionários do órgão, que realizaram 1.429 atendimentos durante todo o dia. O programa completa um ano de ação neste mês de maio. Neste tempo já foram realizadas 64 edições que passaram por 29 cidades do estado do Rio, onde foram realizados 108.361atendimentos.
 
Esta foi a sexta vez que o Detran Presente esteve na Baixada Fluminense, a segunda em Nova Iguaçu. O mutirão também já passou por Duque de Caxias, Queimados, Belford Roxo e Mesquita.

A próxima edição será novamente na Baixada Fluminense. A cidade de Duque de Caxias vai receber a 65ª edição na  sexta-feira (25.05). O mutirão será na Praça da Equitativa, no Parque Equitativa.

Moradores aprovam os serviços

O serviço mais procurado pelos moradores de Nova Iguaçu foi a emissão de Carteira de Identidade. Foram realizados 498 pedidos de novos documentos. “O Detran Presente foi muito bom. Eu já tinha até ido várias vezes na delegacia para me informar como tirar uma segunda via porque eu não sei mexer na internet. Aí fiquei sabendo pelo grupo do condomínio que teria um mutirão de serviços aqui perto de casa e resolvi vir. Consegui fazer o serviço rapidamente e vou pegar o documento em 10 dias”, disse o balconista Erivaldo Melo, de 34 anos. 

A vistoria de veículos também teve grande procura. Ao todo, 247 veículos foram regularizados durante o mutirão em Cabuçu. Foi o caso do João Batista Montes, contador aposentado que regularizou o seu Fusca, ano 1972. “Trouxe o meu fusquinha para fazer vistoria. Ele caiu em exigência, mas consegui resolver agora mesmo na oficina e deu tempo de voltar para emitir o documento. Agora vamos em casa pegar a certidão de casamento para a minha mulher fazer a segunda via da identidade. É muito bom saber que a população que mora distante da capital não foi esquecida. O serviço está de primeira”, disse, ao lado da esposa Vilma Montes.

Ao todo também foram abertos 96 pedidos de recursos contra multas e processos de suspensão. Além disso, 58 pessoas também aproveitaram para dar entrada no processo para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação.

Além de festejar um ano de ação, o Detran Presente também vestiu a camisa do movimento Maio Amarelo e alertou a população para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito. Durante o mutirão foram distribuídos centenas de materiais informativos sobre normas e leis para um trânsito mais seguro, além de laços amarelos de conscientização.

A cidade de Nova Iguaçu lidera o ranking de acidentes da Baixada Fluminense. Em 2017, foram 980 acidentes em todo município, com 112 vítimas fatais e 1.325 feridos. Comparado a 2016, quando aconteceram 1.252 os números mostram uma queda de 22%. No entanto, o número de mortes cresceu 12%. Por isso, a conscientização na cidade é necessária.

No ranking de acidentes da Baixada, depois de Nova Iguaçu aparecem as cidades de Duque de Caxias, com 888 acidentes, São João de Meriti (528), Magé (267), Belford Roxo (259), Mesquita (180), Queimados (180), Nilópolis (143), Guapimirim (98), Japeri (92) e Paracambi (54).

 
Agendamentos abertos para edição de Duque de Caxias

Os agendamentos para a edição de Duque de Caxias já estão abertos e podem ser feitos no site do Detran – www.detran.rj.gov.br – ou pelo teleatendimento 0800-0204040.

O Detran Presente vai oferecer todos os serviços do órgão, como emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, vistoria anual dos veículos, licenciamento anual sem vistoria e abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.  Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser marcados previamente.  Outros - como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço - não necessitam de agendamento. 


Mais de 108 mil atendimentos em um ano de ação

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.

O mutirão começou a ser realizado em 2017 e já passou por 29 cidades, em 64 edições, onde foram realizados 108.361 atendimentos. 

O Detran Presente foi realizado em Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá, Central do Brasil e Rio Comprido), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé, Mesquita, Miguel Pereira, Duas Barras, Santo Antônio de Pádua e Mangaratiba.


 
DETRAN PRESENTE DUQUE DE CAXIAS
Data: 25 de maio (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça da Equitativa – (Av. Automóvel Clube, em frente ao Colégio Estadual Padre Anchieta)