Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

06/06/2018 10:45:00

DETRAN PARTICIPA DE AÇÃO COMUNITÁRIA NA PRAÇA SECA

 Alexandre Simonini

Moradores da região poderão pedir a emissão
da carteira de identidade de forma gratuita
 
O Detran vai estar neste sábado (09.06) na Ação  Comunitária na Vila Olímpica da Praça Seca, organizada pelo Gabinete de Intervenção Federal em parceria com órgãos estaduais, munic​p​ais e instituições jurídicas e da iniciativa privada. A ação será realizada das 8h às 16h e tem o objetivo de oferecer uma série de serviços à população da área beneficiada pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
 
Durante todo o dia serão oferecidos inúmeros serviços, como emissão gratuita de documentos, regularização do serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas e dicas culinárias, entre outros. O Detran contará uma estrutura para receber os pedidos de emissão de carteira de identidade.  
 
Os pedidos de emissão da primeira ou segunda via da carteira de identidade serão gratuitos. Para fazer o pedido, o cidadão deverá apresentar certidão original de nascimento ou casamento e realizar todo o procedimento. Quem quiser acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP pode levar estes documentos originais para unir à identidade.
 
Para os menores de idade, além da certidão de nascimento original, é necessária a presença de um responsável, com seu documento de identificação com foto. Após o atendimento, o cidadão vai receber um protocolo com o local e a data prevista de entrega do documento.
 
Em 2017, o Detran emitiu 1.185.341 carteiras de identidade, sendo 69% para segunda via e os outros 31% para primeira emissão.