Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Campanha Novembro Azul

Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

 
 
 
 

Notícias

06/09/2018 09:45:00

DECRETO 46413 REGULAMENTA VISTORIA ANUAL DE VEÍCULOS DOTADOS DE EQUIPAMENTOS DE GÁS NATURAL (GNV)

Conforme determina o decreto 46413, de 5/9/2018, em cumprimento ao artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que abrange os vários itens de segurança veicular, o Detran continuará realizando a vistoria anual dos itens de segurança dos veículos.

Simultaneamente, em respeito à Lei 8091 promulgada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, não inspecionará o equipamento de Gás Natural Veicular (GNV). Também conforme a Lei 8091, esta verificação fica a cargo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) que emitirá o certificado de regularidade e o selo de inspeção do equipamento.

O certificado de regularidade (CSV) deverá ser apresentado, bem como uma cópia que será anexada ao processo, durante o procedimento da vistoria anual dos demais itens. A decisão do governo do Estado, à qual o Detran é submetido, baseia-se em parecer da Procuradoria Geral do Estado, que esclarece que a legislação estadual não poderia isentar a realização de tal vistoria, sob pena de tornar inviável o cumprimento do normativo, em evidente usurpação de competência legislativa da União Federal.