Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

10/09/2019 15:28:00

‘VALORIZAÇÃO DA VIDA’ É TEMA DE PALESTRA PROMOVIDA PELO NAVI

 Alexandre Simonini


Para elucidar causas, derrubar tabus e compartilhar informações, o Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (NAVI) promoveu, nesta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a palestra “Valorização da Vida”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser evitados, e tentar compreender as razões e buscar formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas.

Voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Norma Pinto conversou com os participantes e explicou os objetivos da campanha Setembro Amarelo. “É um mês para nos conscientizarmos de que o suicídio é um grave problema de saúde pública, principalmente entre os jovens. Em todo o mundo, é a segunda causa de mortes entre pessoas de 15 e 29 anos, atrás apenas dos acidentes de trânsito”, ressaltou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país com mais episódios no mundo, com uma ocorrência a cada 45 minutos. Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em suicídio. Desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

“A depressão é considerada o mal do século. Já passei por isso e sei o quão difícil é superar uma crise. A palestra foi muito importante para saber a forma correta de ajudar uma pessoa que esteja desistindo de viver. Sinto-me mais preparada agora”, afirmou Juliana Oliveira, da Assessoria de Controle Interno (ACI).

O CVV oferece apoio emocional a pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento pode ser por telefone (188), 24 por dias, sete dias por semana, ou pelo site www.cvv.org.br.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 0800-020-4042 / 3460-4042 , de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004