Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

07/11/2019 13:23:00

ATO INTER-RELIGIOSO LEMBRA O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO



Uma celebração para lembrar e refletir. Há 10 anos, no terceiro domingo de novembro, o Detran.RJ homenageia familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito, que enfrentam a dor de perder um ente querido. Em 2019, o encontro inter-religioso acontece no próximo dia 17, às 10h, no auditório do Museu do Amanhã, na Praça Mauá. 
 
A cerimônia reúne líderes de todas as crenças: católica, judaica, espírita, protestante, anglicana, evangélica, messiânica, muçulmana e zen-budista. Organizada pelo Coordenadoria de Educação do Detran.RJ e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito (Navi), a celebração terá o depoimento de pessoas assistidas pelo núcleo, orações dos religiosos e apresentações do coral da Secretaria de Estado de Policia Civil do Rio de Janeiro, com regência do maestro Gilson Bender.
 
O evento também alerta para a importância da educação no trânsito, que preserva vidas e previne acidentes. “Um trânsito mais seguro, com menos acidentes fatais, é possível, com informação e conscientização. No Detran.RJ, buscamos levar essas lições para o maior número possível de cidadãos fluminenses e tenho certeza de que fazemos o melhor para a população”, afirma o presidente Marcelo Bertolucci. 
 
Coordenadora de Educação do Detran.RJ, Luciana Tamburini também ressalta o caráter educativo da cerimônia. “É uma homenagem de diversas religiões que se solidarizam com as vitimas do transito. Procuramos chamar a atenção para a importância de se respeitar as regras do trânsito para salvar vidas e manter a ordem”. 
 
O Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito (Navi) oferece apoio a quem sofre com as consequências da violência no trânsito, sejam as vítimas propriamente ditas ou os seus familiares. Realiza atividades em grupo, onde são compartilhadas vivências no campo do auxílio mútuo. Coordenadora do núcleo, Dnilda Cortes comenta a importância da celebração do dia para essas pessoas. “Cada um tem sua forma de lidar e elaborar seu luto. O ato inter-religioso auxilia bastante, pois, por meio da religiosidade, alcançamos os valores e crenças mais profundas”, reflete.  
 
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para alertar as pessoas sobre o alto número de mortes decorrentes de acidentes em vias e estradas. Em 2018, apenas no estado do Rio de Janeiro, 1.957 pessoas perderam a vida em ocorrências dessa natureza, a maioria jovens entre 18 e 29 anos.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 0800-020-4042 / 3460-4042 , de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004