Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

19/02/2020 17:41:00

BALUARTES DO SAMBA RECEBEM IDENTIDADES COM NOME SOCIAL

 Alexandre Simonini


O governador Wilson Witzel e o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos, comandaram a festa no Palácio Guanabara
 
Em evento no Palácio Guanabara nesta quarta-feira, 19, nove baluartes do samba receberam novas carteiras de identidade, com o registro do nome social pelo qual são reconhecidos. O governador do estado, Wilson Witzel, o vice-governador Claudio Castro e o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos, entregaram os documentos para Noca da Portela, Tia Surica, Neguinho da Beija Flor, Selminha Sorriso, Bira da Mangueira, Índio da Mangueira, Ronaldo Mestre Cartola Filho, Roberta Mestre Cartola Neta e Jô Calça Larga. 
 
A homenagem reconhece, na documentação legal, o nome social com o qual os sambistas se identificam. A iniciativa partiu do presidente do Detran e contou com a colaboração da pesquisadora Marilia Trindade Barbosa, biógrafa de grandes nomes do samba como Cartola e Silas de Oliveira e também reconhecida no evento.
 
“São personalidades do samba que merecem este reconhecimento. Parabéns pela iniciativa do Detran.RJ, elogiou o governador Wilson Witzel.
 
Antonio Carlos dos Santos deu início à cerimônia lembrando a importância dos baluartes do samba para a Cultura do Estado. “O Detran hoje inicia uma etapa de socialização do órgão, trazendo o Governo para a sociedade, é um órgão hoje de cidadania. É com grande prazer que participo desse evento, reconhecendo essas pessoas que são fundamentais para a cultura do povo fluminense. Hoje, consolidamos as identidades dessas pessoas”, afirmou.
 
Muito emocionada, Roberta Mestre Cartola Neta falou sobre a responsabilidade de, ao lado do pai, Ronaldo Mestre Cartola Filho, representar o avô Mestre Cartola. “Perpetuar a nossa cultura e a nossa história é o que faz desse momento muito importante. Eu, infelizmente, não conheci o meu avô. Mas, independente disso, tem uma história. E eu fico muito feliz com esse reconhecimento”, declarou.
 
Aos 87 anos, Noca da Portela (registrado como Osvaldo Alves Pereira) reafirmou a vontade de desfilar mais uma vez na Marquês de Sapucaí. E aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem. “Em nome do samba, quero agradecer essa iniciativa do Detran e do governador. Estamos recebendo flores em vida. Em nome da capital do samba, que é o Rio de Janeiro, agradeço por esse momento tão importante na história de todos. Afinal de contas, aqui está um grande pedaço da história do samba. A minha Tia Surica, o filho do Cartola, o meu amigo Índio, Bira, o meu amigo Neguinho da Beija-Flor”, enumerou Noca, apontando para os homenageados.
 
O evento terminou com samba. Parte da bateria da Mangueira se apresentou no Salão Nobre e entoou sucessos com “Não deixe o samba morrer” e o samba vencedor do carnaval em 2019, “História pra Ninar Gente Grande”.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004