Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

27/02/2020 09:16:00

NA AVENIDA OU NOS BLOCOS, O DETRAN.RJ QUER UM CARNAVAL SEGURO PARA TODOS OS FOLIÕES

 Alexandre Simonini


A dica é: pule o carnaval, mas não pule as regras de trânsito
                                                                                                                                                                           
Para reforçar a necessidade do trânsito seguro, o Detran.RJ vem fazendo uma série de eventos desde antes do Carnaval. De segunda, 24, para terça-feira, 25, foi para a Sapucaí conscientizar os foliões. Ação educativa com óculos de simulação foi realizada em todas as áreas do Sambódromo e acessos, também com entrega de brindes.
 
A cada contato com o folião, o bloco do Detran.RJ, “Mais segurança, mais folia”, formado por técnicos do departamento, reforçava a necessidade de não dirigir depois de beber e também da direção segura – aquela que guarda distância entre os carros para evitar batidas desnecessárias, ainda que pequenas, e que liga setas para avisar das manobras.
 
Além disso, pediram mais paciência dos motoristas com os foliões. Seja o taxista ou o Uber, não avançar o sinal vermelho, assim como sempre dar preferência ao pedestre nessas épocas de grandes aglomerações nas ruas e nas travessias das ruas. Aos pedestres, frisaram a importância de, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, assim como fazer isso sempre na faixa de segurança e com o sinal vermelho para os carros.
 
Na manhã de terça-feira (25), o booco do Detran.RJ esteve em Niterói, para o Carnaval do Campo de São Bento. No lugar tradicionalmente frequentado por crianças e seus pais, a ação contou com artistas circenses do projeto “Crescer e Viver”. Os artistas performaram em pernas de pau, entregando brindes e exibindo estandartes com mensagens educativas.
 
"Estamos presentes em todo o Carnaval trazendo conscientização porque este é o nosso objetivo principal: prevenir acidentes e preservar vidas. Vamos continuar investindo em educação para o trânsito para construirmos uma cultura de paz", informou o presidente do Detran, Antonio Carlos dos Santos.
 
"As ações do Carnaval são para lembrar aos foliões que bebida e direção não combinam. Precisamos nos divertir com prudência!", explicou o coordenador de Educação para o Trânsito, Allan Borges.
 
Moradora de Niterói, Noeli Moura exaltou a importância de campanhas educativas sobre segurança no trânsito. “Sempre reforço para o meu filho sobre o perigo de beber e dirigir. É importante que o governo sempre faça campanhas sobre responsabilidade no trânsito, ainda mais no Carnaval, onde há mais índice de acidentes”, ressaltou a foliã.
 
Na Sapucaí, os foliões Marco Aurelio Portella e Ricardo Nogueira foram de táxi curtir a noite na avenida. “Nem pensamos em pegar o carro. Viemos direto de táxi. Principalmente hoje, que há a alternativa de aplicativos e metrô, não há por que arriscar a vida”, frisou Marco.
 
Também na terça-feira, à tarde, o bloco do Detran participou do cortejo da Orquestra Voadora. No sábado das campeãs a ação estará no Desfile das Campeãs, no Sambódromo, no Terreirão do Samba e no bloco Mulheres de Chico.
 
Entre sábado e terça-feira, o Detran atuou em seis blocos de Carnaval, incluindo os tradicionais Cordão da Bola Preta e Banda de Ipanema, além do Sambódromo. A irreverência é uma forma do Detran.RJ trabalhar a consciência dos foliões.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004