Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

02/03/2020 16:31:00

POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO, DETRAN.RJ CONSCIENTIZA FOLIÕES EM BLOCOS E NA SAPUCAÍ

 Alexandre Simonini


Com a campanha ‘Mais segurança, mais folia’, o Detran.RJ colocou seu bloco  nas ruas durante o Carnaval e realizou ações de conscientização sobre trânsito seguro. A equipe de Coordenadoria de Educação para o Trânsito orientou mais de 20 mil foliões presentes nos blocos e nos desfiles na Marquês de Sapucaí. 

“Conseguimos informar, com muita animação, sobre as principais dicas de segurança, como usar o cinto, atravessar na faixa e alertar para o perigo da mistura entre bebida e direção. Ao longo do ano, realizaremos mais ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro”, explicou o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos.
 
As ações educativas foram realizadas em 14 blocos de rua, incluindo os mais tradicionais, como Cordão da Bola Preta e Banda de Ipanema, e receberam a atenção de mais de oito mil foliões. A equipe contou com o apoio de artistas circenses do projeto “Crescer e Viver” - que performaram em pernas de pau - entregando brindes e exibindo estandartes com mensagens educativas como: se beber não dirija; respeite a sinalização; atravesse na faixa e revise seu carro regularmente.
 
“Nossa campanha tem como objetivo conscientizar e informar a população de todas as faixas etárias, já que os acidentes de trânsito são problemas reais, vivenciados pela sociedade. 'Ao dirigir, não use o celular' e 'Se beber, não dirija', são dicas que estamos dando aos pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas”, afirmou o coordenador geral de Educação para o Trânsito, Allan Borges
 
Nos dias 22, 23 e 29 de fevereiro, foram realizadas atividades na Sapucaí. Nas áreas internas e acessos ao Sambódromo, agentes do Detran compartilharam com o público mensagens educativas com a entrega de um porta celular protetor de chuva. No camarote do Governo do Rio, mais de 600 pessoas realizaram a ação educativa montada no local, que consistia em percorrer um circuito de minicones usando óculos simuladores de efeitos de alcoolemia, privação de sono e drogas ilícitas (maconha e rebite).
 
Os foliões Marco Aurelio Portella e Ricardo Nogueira foram de táxi curtir a noite na avenida. “Nem pensamos em pegar o carro. Viemos direto de táxi. Principalmente hoje, que há a alternativa de aplicativos e metrô, não há por que arriscar a vida”, frisou Marco.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004