Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

19/03/2020 19:29:00

DETRAN.RJ COLOCA UNIDADES À DISPOSIÇÃO DE PREFEITURAS PARA AÇÕES DE SAÚDE DURANTE O PERÍODO DE CONTINGÊNCIA



Em tempo de combate ao coronavírus, o Detran.RJ oferece às prefeituras de todo o estado os postos e unidades de vistoria para ações sociais de saúde e conscientização. Os espaços estão à disposição dos municípios para que eles montem a estrutura necessária e suas equipes consigam atender os moradores.
 
Desde a última sexta-feira, para proteger os colaboradores e a população em geral, o Detran.RJ apresentou seu plano de contingenciamento. Entre as medidas está a suspensão das vistorias, sem qualquer prejuízo aos cidadãos. Os casos de emergência serão atendidos no edifício-sede, no Centro do Rio, e em alguns postos da região metropolitana e interior.
 
“É obrigação de todos ajudar no combate à pandemia do COVID-19 e o Detran, parte importante da vida do cidadão fluminense, confirma sua função social. Receberemos os projetos das prefeituras e analisaremos a viabilidade dos postos solicitados para que a população receba o atendimento com a proteção necessária”, explicou o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos.
 
Apenas atendimentos emergenciais estão mantidos
 
Desde a última terça-feira, dia 17, o Detran.RJ está atendendo apenas casos emergenciais durante o regime especial de combate ao coronavírus. Na área de registro de veículos são prestados os serviços de primeira licença e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV).
 
O serviço de primeira licença (mais conhecido como primeiro emplacamento) é agendado somente pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Já o serviço de segunda via do CRV não precisa de agendamento. Para ele, foi montado um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que estão funcionando alternadamente de acordo com o dia da semana (tabela disponível no link http://detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11142). 
 
Estão sendo realizados ainda os serviços de emissão de segunda via da Identidade e da Habilitação, que são atendidos apenas em postos pré-selecionados. Os casos são avaliados individualmente. Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o teleatendimento antes de procurar uma unidade do Detran. Os números são 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).
 
Reforçamos que todos os agendamentos previamente marcados, de todos os serviços do Detran, foram suspensos. O atendimento é realizado das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. A excepcionalidade permanecerá até que o plano de contingenciamento seja encerrado. 
 
Todos os serviços realizados neste período devem ter comprovação da urgência. Pode ser a passagem comprovando a viagem, ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo. 
 
"A população pode continuar tranquila porque ninguém será prejudicado. Estamos tomando todas as providências e fazendo um planejamento minucioso para preservar os nossos funcionários e toda a população. O objetivo é vencer essa situação protegendo a saúde dos cidadãos”, lembrou o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos. 
 
O Detran também já definiu outras medidas de funcionamento para ajudar a combater um possível surto de coronavírus no Estado do Rio. Prorrogou por mais 30 dias o prazo para renovação da Carteira de Habilitação (CNH) – além dos 30 já permitidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e anistiou o pagamento de multa para quem registrar a Transferência de Propriedade com atraso em decorrência do risco de surto do coronavirus, entre outras determinações (veja todas as determinações no FAQ que está postado nas nossas redes ou no link: http://detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11141 ).
 
Os exames de habilitação suspensos como esforço para evitar a propagação do coronavírus já foram remarcados. Os anteriormente agendados entre a última segunda-feira, 16, e o próximo dia 30 foram passados para o período entre 06 e 20 de abril. O exame do dia 31 de março está mantido, por ora. 
 
Fiquem atentos ao site www.detran.rj.gov.br e às redes sociais do Detran, onde postaremos todas as informações atualizadas de acordo com a orientações do Governo do Estado.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004