Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

27/03/2020 12:46:00

DETRAN.RJ USA TECNOLOGIA PARA FACILITAR FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO E EVITAR CORRIDA AOS POSTOS



O Detran.RJ, para facilitar a vida dos profissionais que ainda precisam circular pela cidade, publica uma portaria, nesta sexta-feira, dispensando o porte da carteira de motorista para  quem teve o documento extraviado (perda, roubo ou furto). A CNH precisa estar em dia ou com a validade vencida desde 19 de fevereiro. A ideia é que no momento da fiscalização de trânsito, o agente acesse o banco de dados do Detran.RJ, faça a verificação online e dispense o cidadão. 
 
A medida só é possível porque o Detran.RJ vem investindo em tecnologia e, por meio eletrônico online, permite o acesso de agentes de trânsito ao seu banco de dados da habilitação. 
 
“Vivemos uma situação excepcional e temos que nos adaptar à esta realidade com o objetivo principal de proteger principalmente aqueles que estão cuidando das vidas da população, como médicos, os próprios policiais e também as pessoas com atividades remuneradas, que estão trabalhando a pleno vapor e ajudando a sociedade. Esses, não precisarão, neste momento, por exemplo ir ao Detran para pedir a segunda via da documentação, caso tenham perdido a habilitação. Menos burocracia desnecessária. Sem esta medida, isto não seria possível. Ao contrário, eles seriam punidos”, explicou o presidente do Detran.
 
Vale lembrar que a medida não é um incentivo à burla. Ela vale especificamente para quem está com a validade expirada de 19 de fevereiro para cá, período em que o surto do coronavírus vem se espalhando pelo país.  
 
No último dia 25, o Detran.RJ editou portaria permitindo que as CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro tenham a validade expandida, já que o departamento está fechado em respeito à vida de seus funcionários e usuários, e ativo no combate à propagação do coronavírus.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004