Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

20/05/2020 18:11:00

DETRAN.RJ DÁ INÍCIO A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

 Alexandre Simonini


O Detran.RJ iniciou nesta quarta-feira (20), no posto da Ceasa, a campanha “Detran em Ação - Todos Contra o Corona” para conscientizar motoristas profissionais sobre os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. Agentes da Coordenaria de Educação para o Trânsito orientaram taxistas e caminhoneiros sobre a necessidade de seguirem as recomendações das autoridades de saúde. Os motoristas receberam gratuitamente materiais protetivos, como máscaras faciais e álcool 70%, além de dicas de como higienizar corretamente o veículo. Durante a campanha, que será realizada até o fim do mês, todas as categorias de motoristas profissionais serão contempladas, como motoristas de ônibus, aplicativos, motofretistas, caminhoneiros, taxistas e motoristas de transporte complementar.
 
Nesta quinta-feira (21), no Terminal Alvorada (Barra da Tijuca), será a vez de levar conscientização aos motoristas de ônibus. “Informação é a principal arma no combate ao contágio do Covid-19. Por isso, primeiro estabelecemos critérios para continuar nossos serviços emergenciais de forma segura e, agora, estamos indo a campo dar mais orientações aos profissionais do trânsito, como os motoristas de ônibus, reforçando e massificando as medidas de proteção para que todos permaneçam saudáveis. Eles são heróis e continuam trabalhando para ajudar a população. É importante informá-los, protegê-los e prestigiá-los”, frisou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia. 
 
O Detran.RJ produziu também um manual digital com dicas de pequenos hábitos para que cada categoria saiba como se proteger. “São providências do dia a dia que devem ser sistematicamente lembradas e reforçadas para se transformarem em hábito pela população. É importante, por exemplo, que o veículo esteja sempre higienizado e com janelas abertas para evitar a propagação do vírus. São medidas simples que podem salvar vidas”, orientou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Allan Borges.
 
O taxista Sergio Lima agradeceu as instruções sobre o uso correto do álcool 70% nas superfícies do carro. “Aprendi a limpar corretamente o volante, nunca esquecer de passar álcool na seta e na marcha, e como limpar a máquina do cartão. Recebi dicas que deixarão meus passageiros e a mim mesmo mais protegidos, com maior segurança”, disse. 
 
A ação é uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro que produziu o álcool, enquanto o Detran disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras para completar o cuidado integral. “O Detran e o IFRJ trabalharam em uma ação conjunta, produzindo e disponibilizando à população fluminense álcool 70% para ajudar no combate ao coronavírus”, destacou o reitor da IFRJ, Rafael Almada.
 
Para orientar os caminhoneiros sobre as maneiras mais seguras e eficazes de prevenção ao novo coronavirus, os agentes do Detran percorreram ainda algumas ruas da Ceasa. O caminhoneiro Athaíde Neves tinha dúvidas sobre a higienização da cabine. “Sou caminhoneiro e fico muito exposto ao vírus. Hoje, recebi orientações e o kit com álcool e máscara. Proteção e informação nunca é demais”, elogiou.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004