A carteira com validade é uma carteira normal que se diferencia das outras por conter uma data de validade.
A renovação é a emissão de uma nova Carteira de Identidade motivada pelo vencimento do prazo de validade da Carteira anterior.
A renovação pode ser solicitada sem pagamento de taxa, a partir dos últimos 30 dias do prazo de validade da Carteira ou depois de seu vencimento.
Documentação
OBRIGATÓRIA:
Original ou cópia autenticada dos documentos abaixo, de acordo com a condição do solicitante:
Brasileiros solteiros – Certidão de Nascimento;
Brasileiros casados – Certidão de Casamento;
Brasileiros naturalizadosCertificado de Naturalização ou cópia da Portaria de Concessão da Naturalização publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.);
Portugueses com igualdade de direitos e obrigações civis - Certificado de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis ou cópia da Portaria de Concessão da Igualdade publicada na Imprensa Nacional (D.O.U.).
Comprovante de Residência ou Declaração de Residência preenchida pelo cidadão, conforme modelo definido pelo Detran-RJ. Clique aqui para obter o modelo da declaração.
ATENÇÃO:Somente são aceitos os comprovantes de conta de luz, gás, água, telefone fixo ou celular emitidos no prazo máximo de 90 dias.
OPCIONAIS:
Apresentar somente se quiser que este(s) documento(s) seja(m) impresso(s) na carteira.
Original ou cópia autenticada dos documentos abaixo:
CPF;
PIS - Programa de Integração Social ou PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público ou NIS - Número de Identificação Social;
CNS ou SUS - Cartão Nacional de Saúde;
Título de Eleitor;
Identidade Profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social;
CNH - Carteira Nacional de Habilitação;
Certificado Militar;
Resultado do exame laboratorial, com indicação do Tipo Sanguíneo e Fator Rh.
Observações:
Se a carteira com validade foi emitida pelo antigo órgão de Identificação Civil - IFP, será necessário apresentar original ou cópia autenticada deste documento para ter direito à gratuidade;
Se não houver alteração nos dados do cidadão em relação à carteira anterior, não será exigida nova apresentação da certidão ou do certificado, caso este documento já tenha sido apresentado ao Detran-RJ há menos de 05 anos;
A foto é capturada gratuitamente durante o atendimento. Entretanto, caso a câmera digital do posto esteja em manutenção, poderá ser solicitada uma foto impressa do cidadão;
Caso o solicitante escolha apresentar cópia autenticada de algum documento, esta ficará retida para ser anexada ao pedido de carteira;
Para inclusão dos documentos opcionais também poderá ser aceita uma carteira de identidade expedida por outro estado/outro órgão ou um documento de identificação oficial com foto (CNH, Título de Eleitor, etc), onde já constem as informações que deseja incluir;
Se a carteira anterior for do Detran-RJ e já constar documentação opcional, será necessário apresentar novamente estes comprovantes para inclusão na nova via, exceto nos casos do CPF e do PIS/PASEP (que não precisam ser apresentados novamente).
Casos Especiais:
Os brasileiros nascidos ou casados no exterior deverão transcrever suas respectivas certidões em cartório da Primeira Circunscrição ou do Primeiro Ofício de seu domicílio;
As Certidões de Casamento, os Certificados de Naturalização e os Certificados de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis deverão estar atualizados quanto ao nome e estado civil;
Brasileiros nascidos ou casados no exterior poderão apresentar, além da certidão transcrita, a certidão emitida pelo Consulado Brasileiro, caso possuam, para agilizar o processo;
O menor de 16 anos deverá comparecer ao Posto de Atendimento acompanhado de pai, mãe ou responsável legal, que deve estar portando original ou cópia autenticada do documento oficial de identificação. O responsável legal, também deve apresentar original ou cópia autenticada do documento que comprove esta condição;
Nome Social :
É o nome que a pessoa prefere ser chamada socialmente.
No novo modelo de Carteira de Identidade, emitida a partir de 05/04/2019, já é possível a inclusão do Nome Social para os maiores de 12 anos de idade, bastando para isso, manifestar esse desejo durante o atendimento.
ATENÇÃO:O menor com idade entre 12 e 17 anos somente poderá solicitar a inclusão do Nome Social se estiver acompanhado de pai, mãe ou responsável legal para autorizar. O autorizador deve apresentar original ou cópia autenticada do documento oficial de identificação. No caso de responsável legal, também deve ser apresentado original ou cópia autenticada do documento que comprove esta condição.
Pessoa com Deficiëncia (PcD):
O cidadão portador de deficiência poderá solicitar a Carteira de Identidade Diferenciada e o Cartão PcD.
Clique aqui para obter maiores informações sobre o serviço.
Taxa de Serviço
Gratuito para solicitações realizadas a partir dos últimos 30 dias do prazo de validade da Carteira ou depois de seu vencimento;
Para solicitações realizadas ANTES de 30 dias do vencimento da validade será cobrada a taxa do DUDA pois serão consideradas Segunda Via.
Valor (Duda): (cod.:500-2) R$ 48,88
Na página do Bradesco, clicar em Identificação Civil.
ATENÇÃO: Os pagamentos efetuados através dos sites bancários não poderão ser agendados para datas futuras.
Na maioria dos postos o atendimento é realizado somente mediante agendamento efetuado através do site. Clique aqui para efetuar o seu agendamento.
Em casos de roubo ou furto, não é preciso fazer o agendamento, desde que o cidadão apresente o R.O. emitido por Delegacia Policial.
Atendimento Prioritário - Os postos de atendimento possuem guichê específico destinado ao atendimento prioritário, sendo este atendimento garantido aos Idosos, Portadores de Deficiência, Gestantes, Lactantes, Pessoas com Crianças de Colo e Obesos (Lei 10.048 de 08/11/2000).
O DETRAN-RJ possui uma unidade exclusiva para atendimento aos idosos e pessoas com deficiência, localizada na Av. Francisco Bicalho, 234 – São Cristóvão – RJ.
PRAZO DE ENTREGA
12 (doze) dias úteis a partir da data do requerimento.
Havendo necessidade de consulta a cartório ou análise de outras exigências, este prazo poderá ser ampliado.
Antes de comparecer ao posto, clique aqui para consultar sobre o andamento do seu pedido e saber se a carteira já se encontra disponível.
DETRAN.RJ
Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.