Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

16/09/2022 16:53:00

PÚBLICO PCD É ATENDIDO COM PRIORIDADE EM UNIDADES DO DETRAN.RJ

 Victor Hugo Campos


Para promover e ressaltar a importância da inclusão da pessoa com deficiência, o Detran.RJ realizou, nesta sexta-feira (16/9), a terceira edição do Dia D em 2022. Nesta data, destinada ao atendimento prioritário do público PCD, as pessoas com deficiência puderam solicitar documentos como CNH e RG em todos os postos de  habilitação e identificação civil do departamento, sem necessidade de agendamento prévio.
 
No posto Detran Acessível - PCD e em mais 14 Ciretrans também foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para as pessoas que precisam de carro adaptado.
 
“Cheguei bem cedo para garantir a minha vaga. Mesmo com muita chuva, resolvi dar esse passo importante para obter minha CNH”, disse Jaqueline Cedro, de 29 anos, que foi uma das  primeiras pessoas a se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas.
 
Para dar orientação profissional e inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, por meio da Casa da Inclusão, também participou do Dia D, atendendo o público no posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho. Nesta unidade, totalmente adaptada às especificidades das pessoas com deficiência, foram oferecidos os serviços veiculares.
 
Juliana Oliveira, de 31 anos, participou do curso Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica, a fim de que sejam identificados e solucionados problemas, antes que causem riscos. “Aprendi várias coisas interessantes, como verificar os itens de segurança e identificar se o pneu está gasto", explicou a moradora de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
 
Em todas as unidades de identificação civil, o público PCD teve a oportunidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial do público PCD. No documento podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do Espectro Autista.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004