Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

22/09/2022 13:02:00

DETRAN.RJ FAZ AÇÃO EDUCATIVA DE TRÂNSITO NA BARRA EM CONJUNTO COM FISCALIZAÇÃO DA LEI SECA

 Paulo Fernandes/Segov RJ


Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), a Coordenação de Educação do Detran.RJ participou na noite desta quinta-feira (21/9) de uma ação em parceria com as equipes da Operação Lei Seca na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca.
 
A operação aliou a ação educativa do Detran.RJ com a tradicional fiscalização da Lei Seca.  Para conscientizar sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool e drogas ilícitas, os agentes da Educação do Detran.RJ montaram um circuito de cones na avenida, e convidaram motoristas e motociclistas a usar óculos especiais que simulam essas reações no trânsito.
 
Todos os que participaram da simulação receberam cartilhas com orientações de segurança no trânsito, e os motociclistas ganharam de brinde antenas de proteção contra linhas de pipa. “O teste que eu fiz comprova o perigo provocado pela irresponsabilidade dos motoristas. Foi uma experiência assustadora”, disse o professor de Educação Física André Luiz Lessa, um dos que derrubou quase todos os cones.
 
O motociclista Carlos Alexandre Mendes, que recebeu uma antena de proteção, foi outro que saiu convencido de que o álcool não combina com a direção. Ele não conseguiu completar o circuito de cones e constatou que é impossível pilotar sob efeito de álcool: “Derrubei tudo. Ainda bem que não estava em cima da moto”, brincou ele.
 
A ação do Detran.RJ em conjunto com a Lei Seca ajuda a mostrar que o objetivo das operações de fiscalização não é punir, mas conscientizar os motoristas e motociclistas sobre os riscos de acidentes provocados pelo consumo de álcool e drogas. Foram abordados 148 motoristas, e em apenas 1,33% dos casos houve resultado positivo para alcoolemia ou recusa a fazer o teste. 

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004