Alexandre Simonini
Em apoio à Polícia Civil, o Detran.RJ apreendeu e encaminhou para destruição, nesta quinta-feira (29/8), peças de veículos sem comprovação de procedência estocadas em um ferro-velho clandestino em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O ferro-velho, localizado na Estrada do Engenho, tinha sido interditado ontem por policiais da 34ª DP (Bangu), que encontraram três motores de veículos roubados e prenderam quatro pessoas.
Um perito da Polícia Civil constatou que o ferro-velho oferecia risco ao meio-ambiente, por descarte de resíduos de óleo de motor diretamente no solo. O estabelecimento não tinha credenciamento junto ao Detran.RJ. Todo o material apreendido está sendo destinado para reciclagem em empresas credenciadas para este tipo de serviço. As quatro pessoas encontradas no local vão responder pelo crime de receptação qualificada.
A ação no ferro-velho é desdobramento de uma operação realizada em outro ferro-velho de Bangu por agentes da força-tarefa do Governo do Estado, no fim de abril deste ano. Na ocasião, foram encontrados cerca de 180 motores roubados, a maioria de carros de luxo. Os dois estabelecimentos pertencem ao mesmo proprietário, que chegou a ser preso por receptação em abril, mas depois foi liberado pela Justiça.
O trabalho conjunto da força-tarefa da Operação Desmonte, do Governo do Estado, tem o objetivo de impedir a comercialização criminosa de sucatas e peças de automóveis provenientes de roubo e furto de automóveis no Estado do Rio. O objetivo é dificultar a ação das quadrilhas e reduzir a incidência deste tipo de crime. A força-tarefa é coordenada pelo Detran.RJ e integrada por Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda.