Enfermeiro coletando a doação de sangue

Nesta quarta-feira (8/2), a Coordenadoria de Educação do Detran.RJ, em parceria com o Hemorio, deu início a mais uma campanha de doação de sangue. A ação acontece até amanhã, 9 de fevereiro, das 8h às 15h, no auditório do departamento, no 14º andar do edifício-sede, no Centro do Rio.

Até o início da tarde desta quarta-feira, funcionários e colaboradores do Detran.RJ tinham doando 43 bolsas de sangue, ou seja, cerca 18 litros.

Roberto Joaquim, de 52 anos. que é segurança do departamento, colaborou com a campanha no período da manhã. “Comecei a doar sangue na época que servi no Exército, quando tinha 18 anos. Desde então, venho doando sangue a cada três meses. É muito bom saber que estamos ajudando a salvar vidas”, disse ele.

Para ser um doador é necessário:

  • Estar bem de saúde;
  • Ter mais de 50 kg;
  • Não estar em risco para DSTs (doenças sexualmente transmissíveis);
  • Não estar gripado no momento da doação ou com alergias;
  • Levar documento de identidade original com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos. Lembrando que, acima de 61 anos, a doação é segura apenas se a pessoa já doou anteriormente pelo menos uma vez.

Não é necessário estar em jejum para doar. Basta evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Participe e ajude a salvar milhares de vidas!