Funcionária do Detran tira foto de homem para carteira de identidade. Ao fundo outras pessoas aguardam atendimento

Vítimas das chuvas e enchentes que atingiram a Região Metropolitana nos últimos dias poderão continuar a requerer a segunda via do documento de identidade de forma gratuita. Neste sábado (27/1), dentro do programa RJ Para Todos, do Governo do Estado, o Detran.RJ levará o mutirão para os municípios de Petrópolis e Rio Bonito. Já em Nova Iguaçu, o departamento atenderá através de projeto da Defensoria Pública. Os postos funcionarão das 9h às 14h. Na terça-feira (30/1), os atendimentos do RJ para Todos serão na Pavuna, na Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, e em Acari, na Rua Guaiaúba.

Desde o dia 16 de janeiro, após as chuvas que provocaram enchentes em vários municípios da Região Metropolitana, o Detran.RJ, através de mutirões, já atendeu 906 pessoas, emitindo a segunda via da carteira de identidade sem a necessidade do pagamento de taxas. Nova Iguaçu foi o município onde houve o maior número de atendimentos, com a expedição de 144 carteiras de identidade, seguido por Duque de Caxias, com 111 atendimentos, e por Belford Roxo, com 94. 

Desde o dia 16 de janeiro, 906 pessoas puderam tirar identidade de forma gratuita

Os mutirões ocorreram nos municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Maricá , São Gonçalo, Nilópolis e Rio de Janeiro (nos bairros Pavuna, Acari e Coelho Neto). 

O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, disse que a iniciativa visa atender e dar oportunidade ao cidadão que perdeu os documentos. “Nosso objetivo é fornecer o documento básico para a cidadania, que é o documento de identificação civil. Os mutirões para atender as vítimas das chuvas vão continuar até quando seja necessário.”