Detran.RJ em bloco de carnaval conscientizando foliões
Com o objetivo de conscientizar os foliões a voltar para casa em segurança, agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ vão realizar ações educativas em blocos de rua neste Carnaval. Nesta sexta-feira (28/2), foi a vez do bloco Senta Que Eu Empurro, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio. O Bloco, fundando em 2008 por pessoas com deficiência, tem a missão de elevar a autoestima e promover a inclusão.

Para sensibilizar os foliões sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito, agentes educadores do Detran.RJ distribuíram uma garrafa plástica com a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Além disso, os foliões tiraram fotos em uma moldura instagramável com mensagens educativas.

O presidente do Detran.RJ, Vinicius Farah, disse que as ações educativas no Carnaval são fundamentais para promover um trânsito mais seguro. O intuito é sensibilizar os foliões, chamando a atenção para o fato de que a prudência no trânsito é o melhor enredo.

“Nosso objetivo é alertar a população de que a combinação entre álcool e direção é extremamente perigosa, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo e dos demais atores do trânsito. Somente com conscientização conseguiremos reduzir os índices de acidentes, principalmente nas datas festivas”, afirmou Farah.

Porta-bandeira do bloco há seis anos, Bebel Rodrigues, que é cadeirante, acredita que as campanhas educativas são essenciais para modificar a maneira de pensar e agir dos condutores.

“As pessoas têm de entender que dirigir embriagado ou correndo demais pode colocar em risco não só a vida do motorista, mas também dos ocupantes do veículo. E ainda tem o perigo de atingir pedestres e outros veículos, como a motocicleta, que deixa o condutor muito exposto. Por isso, as ações educativas são sempre bem-vindas”.

A publicitária Juliana Coutinho, que mora próximo ao evento, ressaltou o caráter inclusivo do bloco. Ela falou sobre a eficácia da Lei Seca e o poder da educação no trânsito.

“Com a Lei Seca, sinto que já diminuiu bastante o número de motoristas que dirigem alcoolizados. Além das campanhas, também é legal ensinar educação no trânsito nas escolas, já que os jovens de hoje serão futuros condutores”, destacou.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ também vai promover ações de conscientização dos foliões no Bloco Brasil, que sairá da Praia do Leme às 12h deste sábado (1/3), e no Bagunça Meu Coreto, que vai se concentrar na Praça São Salvador, em Laranjeiras, a partir de 9h de terça-feira (4/3).