Governo do Rio
Transparência
Governo Aberto
Ir para o menu (alt+1)
Ir para o busca (alt+2)
Ir para o conteúdo (alt+3)
Alto Contraste
Vlibras
Governo aberto
MENU
INÍCIO
VEÍCULO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Calendário
Intenção de Venda
Veículos Apreendidos
Formulários
Mais
HABILITAÇÃO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
CNH DIGITAL
Pessoa com Deficiência
Simulado
Formulários
Mais
IDENTIFICAÇÃO CIVIL
Agendamentos ㅤㅤ
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Detran e Você
Dúvidas
Formulários
Mais
INFRAÇÃO
Consultas de Multas
Nada Consta
Orientações Gerais
Cassação de CNH
Lista de infrações
Formulários
Mais
EDUCAÇÃO
Consultas Certificados
Escola Pública de Trânsito
Programa Trânsito
Simulado
Mais
DESMONTAGEM
O que é?
Serviços
TRANSPARÊNCIA
Endereço
Institucional
Ouvidoria
Licitações
Central de Atendimento
Privacidade
Corregedoria
Mais
POSTO DIGITAL
OuveRJ
GOVRJ
NOTÍCIAS
Filtro de NOTÍCIAS
Pesquisar
Detran.RJ leva educação no trânsito a blocos do Rio
Imprimir
Sexta, 28 Fevereiro 2025
Acessos: 505
Com o objetivo de conscientizar os foliões a voltar para casa em segurança, agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ vão realizar ações educativas em blocos de rua neste Carnaval. Nesta sexta-feira (28/2), foi a vez do bloco Senta Que Eu Empurro, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio. O Bloco, fundando em 2008 por pessoas com deficiência, tem a missão de elevar a autoestima e promover a inclusão.
Para sensibilizar os foliões sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito, agentes educadores do Detran.RJ distribuíram uma garrafa plástica com a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Além disso, os foliões tiraram fotos em uma moldura instagramável com mensagens educativas.
O presidente do Detran.RJ, Vinicius Farah, disse que as ações educativas no Carnaval são fundamentais para promover um trânsito mais seguro. O intuito é sensibilizar os foliões, chamando a atenção para o fato de que a prudência no trânsito é o melhor enredo.
“Nosso objetivo é alertar a população de que a combinação entre álcool e direção é extremamente perigosa, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo e dos demais atores do trânsito. Somente com conscientização conseguiremos reduzir os índices de acidentes, principalmente nas datas festivas”, afirmou Farah.
Porta-bandeira do bloco há seis anos, Bebel Rodrigues, que é cadeirante, acredita que as campanhas educativas são essenciais para modificar a maneira de pensar e agir dos condutores.
“As pessoas têm de entender que dirigir embriagado ou correndo demais pode colocar em risco não só a vida do motorista, mas também dos ocupantes do veículo. E ainda tem o perigo de atingir pedestres e outros veículos, como a motocicleta, que deixa o condutor muito exposto. Por isso, as ações educativas são sempre bem-vindas”.
A publicitária Juliana Coutinho, que mora próximo ao evento, ressaltou o caráter inclusivo do bloco. Ela falou sobre a eficácia da Lei Seca e o poder da educação no trânsito.
“Com a Lei Seca, sinto que já diminuiu bastante o número de motoristas que dirigem alcoolizados. Além das campanhas, também é legal ensinar educação no trânsito nas escolas, já que os jovens de hoje serão futuros condutores”, destacou.
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ também vai promover ações de conscientização dos foliões no Bloco Brasil, que sairá da Praia do Leme às 12h deste sábado (1/3), e no Bagunça Meu Coreto, que vai se concentrar na Praça São Salvador, em Laranjeiras, a partir de 9h de terça-feira (4/3).
Serviços
Atendimento
Ouvidoria