Presidentes dos Detrans posam para foto oficial do evento

“Estamos debatendo práticas que tornem o trânsito mais seguro, eficiente e ambientalmente responsável”, diz Vinicius Farah, presidente do Detran.RJ

O presidente do Detran.RJ, Vinicius Farah, participou, nesta quarta-feira (12/3), da abertura do 82º Encontro Nacional dos Detrans (END), que está sendo realizado em Manaus, no Amazonas, organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O evento reúne presidentes e diretores de todos os Detrans do país, no Centro de Convenções do Amazonas. Nesta edição, o tema é “Sustentabilidade no Trânsito”, com discussões sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade urbana, a redução do impacto ambiental do trânsito e a implementação de boas práticas na gestão dos órgãos de trânsito.

“Ao lado de especialistas e representantes de todo o Brasil, estamos debatendo práticas que tornem o trânsito mais seguro, eficiente e ambientalmente responsável”, disse Vinicius Farah. “A troca de experiências e o avanço em tecnologia e políticas públicas são fundamentais para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, completou o presidente do Detran.RJ.

Neste primeiro dia, foram realizadas duas mesas de debates, uma sobre sustentabilidade, mobilidade e segurança - que discutiu o desenvolvimento ambientalmente correto do projeto de reciclagem de automóveis -, e outra sobre a recuperação extrajudicial de veículos.

O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, lembrou que o evento tem a presença de representantes dos Detrans dos 26 estados e do Distrito Federal, e um número recorde de credenciamentos, com mais de 500 inscritos.

“Escolhemos Manaus porque aqui na Amazônia teremos, este ano, a COP30. Nosso encontro debate a sustentabilidade, reciclagem veicular, como avançar no Brasil, gerar menos resíduos, mobilidade sustentável, proteção da vida no trânsito, incremento de tecnologia para deixar de gerar papel nos processos dos Detrans. São assuntos de grande relevância que, ao final, vão entregar aos Detrans novas ideias, novas perspectivas e vão permitir que a gente possa chegar à população entregando melhores serviços”, afirmou Givaldo Vieira.

O 82º Encontro Nacional dos Detrans termina nesta quinta-feira (13/3).