Estabelecimento não tinha licença e comercializava peças sem notas fiscais

Um ferro-velho irregular no bairro Jardim da Paz, em Magé, Região Metropolitana, foi interditado nesta quinta-feira, 14/08, por agentes do Detran RJ, durante mais uma ação da Operação Desmonte, força-tarefa criada pelo Governo do Estado para fiscalizar o comércio de sucatas e peças automotivas. O estabelecimento não possuía licença para funcionar, comercializava peças sem notas fiscais e foi autuado também por risco ambiental.

No momento em que agentes do Detran RJ chegaram ao local, flagraram funcionários cortando um veículo sem que o ferro-velho estivesse credenciado junto ao departamento para esse fim. No terreno também foram encontrados fios queimados em um buraco no chão, aves silvestres presas em gaiolas sem anilhas de registro, além de um poço artesiano a céu aberto e pneus ao ar livre acumulando água. As peças automotivas estavam espalhadas com vazamento de óleo motor diretamente ao solo.

Devido ao risco ambiental constatado e ao furto de energia, a proprietária do ferro-velho foi encaminhada para a 66ª. Essa é a 61ª ação da Operação Desmonte desde a criação da força-tarefa em agosto de 2023 , resultando em 125 estabelecimentos irregulares fechados.

O presidente do Detran RJ , Vinicius Farah, destacou que a fiscalização é importante para garantir ao consumidor segurança ao adquirir peças automotivas usadas.

“A fiscalização tem o objetivo de orientar os comerciantes para que se cadastrarem e regularizem suas atividades, garantindo assim segurança para todos”, disse.