Cristo Redentor iluminado por Maio Amarelo

De manhã, haverá ação educativa na Ponte Rio-Niterói em parceria com Ecoponte, PRF, Lei Seca e Sest-Senat

Amanhã (10/5), o Detran.RJ dará o pontapé inicial nas celebrações do Maio Amarelo no Rio, com ações para disseminar a ideia de boas escolhas no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a necessidade de redução de acidentes e do número de mortos e feridos no trânsito. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

Pela manhã, das 9h às 11h, agentes da Coordenadoria de Educação do departamento realizarão uma ação em parceria com a concessionária Ecoponte, com a Operação Lei Seca, com a Polícia Rodoviária Federal e com o sistema Sest-Senat. À tarde haverá um fórum sobre segurança viária e prevenção de acidentes, na sede da Fecomércio RJ. Já à noite, haverá uma bênção na Capela do Cristo Redentor, às 19h, em homenagem às vítimas dos acidentes de trânsito no estado. A celebração será conduzida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo. E, para marcar a data, o Cristo será iluminado de amarelo.

Além das ações de amanhã, hoje à noite (9/5) o Detran.RJ, em parceria com a Yup Star, também iluminará com a cor amarela a Roda-gigante Rio, que fica localizada no Porto Maravilha, em Santo Cristo, na Zona Central.

O amarelo é a cor de atenção no trânsito e, junto com o laço que representa saúde, são os símbolos da luta para conscientizar as pessoas a utilizar a direção defensiva e salvar vidas. Este ano, o Maio Amarelo está completando uma década. O prédio do Detran.RJ, no Centro do Rio, está amarelo desde a semana passada. A celebração no Cristo será transmitida em tempo real pelo YouTube do Detran.RJ e da Arquidiocese.

Fórum de debates

Além da bênção no Cristo Redentor, a data será marcada também pela realização do Fórum Maio Amarelo – Responsabilidade e Vida, sobre segurança viária e prevenção de acidentes, com a presença do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; da diretora de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento; e da assessora da Coordenação de Projetos Especiais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Mariana Maciel do Nascimento Oliveira.

O Fórum Maio Amarelo começa às 14h30, no Auditório da Fecomércio RJ, na Rua Marquês de Abrantes, 99, no Flamengo. O evento será aberto pelo presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. Secretários dos 92 municípios fluminenses e diretores de órgãos municipais de trânsito estão convidados a participar dos debates. O fórum também será transmitido nos canais do Detran.RJ no Instagram e no YouTube.

Em 2022, ocorreram no Estado do Rio 17.199 acidentes de trânsito, com 21.612 vítimas, sendo que 19.718 ficaram feridas e 1.894 morreram – em média, 5 mortes no trânsito por dia. Esses e outros dados estatísticos serão apresentados no evento pela Coordenadoria de Estatística e Acidentologia da Assessoria de Gestão e Modernização (Agem) do Detran.RJ, como base para discussão sobre a importância da segurança viária na redução de acidentes.

Haverá também uma palestra sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e uma exposição sobre o uso da Psicologia no Trânsito como prevenção de riscos e acidentes.


Ação Educativa na Ponte

Na parte da manhã, também como parte das celebrações do Maio Amarelo, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ vai realizar uma série de atividades didáticas para o cidadão fluminense. Na Ponte Rio-Niterói, das 9h às 11h, agentes da Educação do Detran.RJ vão realizar uma ação educativa em parceria com a concessionária Ecoponte, com a Operação Lei Seca, com a Polícia Rodoviária Federal e com o sistema Sest-Senat.

Na altura da praça do pedágio, os motoristas serão abordados e orientados com informações sobre trânsito seguro. No local, será disponibilizado o ‘Circuito de Cones’, ação em que os motoristas são convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante. Haverá distribuição de brindes e de material informativo para os participantes da ação.