Se em algum momento for detectado que algum dado não consta no cadastro do condutor ou há alguma informação divergente, deve-se fazer a pesquisa da documentação original do prontuário nos Arquivos disponíveis.
Original e cópia do documento de identificação válido (que contenha foto, filiação e naturalidade);
Original e cópia do CPF;
Original do comprovante de residência ou fazer declaração de residência;
Original da CNH;
Serão solicitados dados e/ou documentos que auxiliem a pesquisa como dados da auto-escola que frequentou e local de exame prático de direção veicular.
** Nos casos em que o comprovante de residência esteja em nome dos pais, filhos ou cônjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento que comprove a união estável.
**Caso o cliente resida com terceiros (parentes, amigos, outros) será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, garantindo que o requerente reside naquele domicílio, e firmada pelo requerente, conforme Formulário Detran/RJ nº. 0034.
** Mas atenção:Este procedimento é válido apenas para os casos em que o cliente não consiga nenhuma comprovação documental referente ao local onde reside.
A solicitação de pesquisa de prontuário deverá ser solicitada mediante abertura de processo administrativo. O processo pode ser aberto na Sede (orientações aqui) ou em qualquer CIRETRAN (lista de endereços aqui).
Pesquisa de prontuário (consulta em andamento)