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O QUE É?

É o pedido de devolução de:

  • DUDA pago com código errado, não utilizado ou com erro de digitação no cpf que seja de fácil identificação.

  • Multas aplicadas pelo Detran-RJ pagas em duplicidade ou com recurso deferido.

  • GRT paga em duplicidade

DOCUMENTAÇÃO


PESSOA FÍSICA

PESSOA JURIDICA

  • CNPJ (Pessoa Jurídica);

  • Cópia autenticada do documento de identidade do sócio/representante que solicita o serviço (Pessoa Jurídica);

  • Cópia dos documentos constitutivos da empresa (Pessoa Jurídica);


PARA QUE A DEVOLUÇÃO CAIA DIRETO NA SUA CONTA BANCÁRIA OU CONTA POUPANÇA:

  • Cópia do comprovante de conta (Corrente ou poupança).

DOCUMENTOS QUE VARIAM DE ACORDO COM CADA CASO:

  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH (Para assuntos de habilitação);

  • Original ou cópia autenticada de instrumento público de procuração (No caso de representante Legal), com firma reconhecida por autenticidade;

  • Original do DUDA com autenticidade bancária (Para devolução de DUDA);

  • CRLV (Para assuntos de Veículos);

  • Cópia autenticada da nota fiscal, se Primeira Licença (Para assuntos de veículos);

  • Cópia da Guia de Regularização de Taxas (Para assuntos de veículos);

  • Original ou Cópia da GRM – Guia de Recolhimento de Multa (Para assuntos de veículos);

  • Cópia do Boletim de Ocorrência – BO (Para assuntos de roubo ou furto).

Observação:

O DETRAN/RJ não realiza a devolução de IPVA, devendo este ser solicitado junto à Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro – SEFAZ/RJ.

ONDE IR

O pedido da Devolução de Taxa pode ser feita em quaisquer unidades do Protocolo Geral do DETRAN/RJ, ou CIRETRANS.

EM QUANTO TEMPO FICA PRONTO?

O processo de devolução de taxas demora até 30 dias.

Como proceder?

O usuário deverá enviar sua solicitação para o endereço eletrônico protocolo@detran.rj.gov.br – Serviço de Protocolo

CONSULTA

Consultar o pagamento: