Em evento no Rio Innovation Week, nesta quinta-feira (14/8), o Detran RJ em uma iniciativa pioneira, uniu o setor público à iniciativa privada e terceiro setor, em um esforço multissetorial, para a promoção de uma mobilidade mais humanizada e um trânsito mais seguro e cidadão.
Na ocasião, também foi firmada uma parceria com o iFood para promoção de treinamento e qualificação aos entregadores que usam motocicletas. O objetivo é preparar melhor esses profissionais para o exercício de suas atividades e, com isso, reduzir acidentes e colaborar para um trânsito mais seguro para toda a sociedade fluminense.
O termo de parceria foi assinado pelo presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, e pelo diretor de Impacto Social do iFood, Johnny Borges, após uma palestra no RIW com o tema “Trabalho sob duas rodas: mobilidade, renda e cidadania”, mediada pela assessora de Projetos Estratégicos do Detran, Carla Monnerat.
O evento também contou com a participação de João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, que será parceira na iniciativa, encarregada de toda a formatação do projeto cultural e de incentivo a mudanças comportamentais, para beneficiar os cidadãos fluminenses e também ajudar na formação de futuros condutores.
O presidente do Detran RJ agradeceu aos parceiros por acreditar na iniciativa: “O Rio, mais uma vez, sai na frente, porque este projeto é inédito no Brasil”, disse Vinicius Farah. “O Detran dá uma contribuição efetiva para que o Rio de Janeiro tenha um trânsito mais humanizado, mais seguro e com menos acidentes e vítimas fatais. É obrigação do poder público formar e orientar esses condutores, em benefício de toda a sociedade”.
Johnny Borges disse que o iFood está feliz de assinar o termo de cooperação com o Detran. “Essa parceria será importante para que a gente qualifique e capacite, cada vez mais, essa mão de obra, este trabalhador. A gente quer valorizar essa profissão, incentivar e colocar essa profissão em destaque, porque a sociedade não viverá mais sem entregador. Eles já fazem parte do cotidiano urbano, fazem parte da vida da gente”.
João Alegria explicou que a parceria é importante para a valorização dos profissionais e para o bom funcionamento da cidade. “O motoboy é um profissional muito importante, sem ele a cidade não funciona. Mas ele enfrenta violência, exclusão e preconceito. Precisamos olhar para este trabalhador com carinho e atenção”, defendeu.
A previsão é de que o treinamento dos entregadores comece ainda este ano, em um espaço inovador que será oferecido pelo Detran RJ. A parceria prevê o desenvolvimento de programas de formação e aperfeiçoamento para a promoção de um trânsito mais seguro, com foco em motociclistas; a realização de campanhas educativas e preventivas; o incentivo à regularização da documentação dos condutores e de suas motocicletas, o apoio à mobilidade urbana segura e sustentável.