O Detran RJ promoveu, na manhã desta quinta-feira (12/6), exames práticos de direção para pessoas com deficiência inscritas no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção a quem precisa de carro adaptado. As provas foram realizadas no Posto Detran Acessível, na Av. Francisco Bicalho - uma unidade totalmente adaptada às especificidades do público PCD.

Para realizar o exame prático, os alunos tiveram que fazer 45 horas de aulas teóricas em autoescolas próximas de suas residências ou no Posto Detran Acessível, passar na prova teórica e, por fim, fazer 20 horas de aulas práticas, ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran RJ.

Leonardo da Silva, de 36 anos, estava entre os aprovados. Ele explicou que tem dificuldade de executar alguns movimentos depois de ter retirado um tumor na coluna. E disse estar aliviado por ter conseguido a aprovação.

“Estava há dois dias sem dormir. Como meu Renach vence em julho, não podia errar. Fiz o simulado e estudei todo o percurso. Preciso da CNH para, em caso de emergência, ajudar meus familiares e vizinhos. Os instrutores foram muito gentis e atenciosos. Com força de vontade e superação, podemos tudo”, disse o morador de Duque de Caxias, que, após sua aprovação, foi ovacionado pelos demais candidatos.

Para o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, promover a inclusão das pessoas com deficiência é obrigação de todos os gestores públicos.

“É muito gratificante dar ao público PCD a oportunidade de ter aulas práticas e teóricas gratuitas. Todo o processo para a obtenção da primeira habilitação é realizado no Posto Detran Acessível, que conta com profissionais comprometidos e capacitados para atender as pessoas com deficiência com o acolhimento que elas merecem. Em setembro, na próxima edição do Dia D, disponibilizaremos mais vagas para o programa Cidadania Sobre Rodas”, informou Farah.

Recebida com salva de palmas pelos candidatos PCDs que aguardavam sua vez, a cadeirante Thayná Araújo não conteve as lágrimas ao ser aprovada no exame de direção.

“O apoio de toda a equipe da Escola Pública de Trânsito foi fundamental para a minha conquista. Graças a Deus consegui a minha sonhada CNH. Agora, vou tentar comprar um carro adaptado para passear e ir para a fisioterapia sem depender de ninguém. Obrigado ao Detran pela oportunidade”, disse a moradora de São João de Meriti, que é professora do ensino fundamental.

Em breve, Leonardo, Thayná e todos os demais aprovados vão receber sua carteira provisória, chamada de Permissão Para Dirigir (PPD), que terá validade de um ano. Se não cometerem infrações nesse período, receberão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.

As inscrições do programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas nas quatro edições anuais do Dia D, uma data na qual as pessoas com deficiência têm prioridade nas unidades do Detran RJ. O próximo Dia D será realizado em setembro, em data a ser definida.