Pais de recém-nascido emitindo sua primeira carteira de identidade do neném

Nova unidade fica no Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro

Theo Brito, com 3,3kg e 47cm, foi o primeiro bebê registrado no novo posto de atendimento do Detran.RJ, inaugurado nesta terça-feira (25/4), no Hospital Maternidade Fernando Magalhães, da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro, em São Cristóvão. É o 14º posto de emissão de carteira de identidade para recém-nascidos localizados em maternidades públicas de grande porte no estado. O marítimo Ronaldo da Silva Brito, de 45 anos, é o pai de Theo, e comemorava o nascimento do terceiro filho, junto da mãe, a dona de casa Steffani Aparecida, de 25 anos.

“Essa iniciativa do Detran é uma medida muito importante para a população. Abrir postos de atendimento em maternidades, para que as crianças já tenham seu documento de identificação, desde o início da vida, é um ótimo serviço”, disse o pai. “O irmão mais velho de Theo, com 6 anos, ainda não tem  a carteira de identidade. O que nos obriga a circular com a certidão de nascimento da criança quando precisam apresentar alguma documentação dos filhos”, contou Steffanie Aparecida. 

“Abrir postos do departamento em grandes maternidades públicas é uma parceria muito importante do Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, com o Ministério Pública, a Defensoria Pública, e prefeituras. Nosso objetivo é ajudar a combater um problema nacional, o sub-registro civil da população brasileira. Queremos garantir, desde os primeiros momentos, a cidadania das crianças nascidas em território fluminense”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. Ele esteve presente na abertura do posto na Maternidade Fernando Magalhães e fez questão de tirar fotos com a família do primeiro bebê registrado na unidade.

Theo já receberá, inclusive, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que o Detran.RJ começou a emitir recentemente. O documento já vem com o CPF como único número de identificação em todo o território nacional. Nos postos do departamento em maternidades públicas, já foram emitidas mais de 3.500 identidades para os bebês.

O segundo bebê registrado no posto inaugurado neste dia 25/4 foi Anna Lara, nascida no último domingo. Anna foi levada ao posto pelo pai, o porteiro Francinaldo de Freitas, de 26 anos, enquanto a mãe Nádia Carla, de 21 anos, ainda estava sob cuidados médicos no leito. A família mora no Caju e estava muito feliz com o nascimento da primeira filha. “É muito importante poder sair da maternidade com o documento da minha filha garantido diversos direitos. Uma amiga minha, que não fez logo a carteira de identidade dos filhos, acabou de passar um sufoco. Tinham viagem marcada e tiveram dificuldades”, contou Francinaldo.

A coordenadora administrativa da unidade, Leida Cavalini, enfatizou a importância desta parceria entre a Maternidade Fernando Magalhães e o Detran.RJ. “É um posto primordial para o cidadão. Garante acessibilidade da criança a uma série de direitos e à cidadania”.

Maternidade Fernando Magalhães
 

Inaugurada em 1955, a Maternidade Fernando Magalhães é referência na assistência ao alto risco obstétrico, atendendo gestantes hipertensas, com doenças hematológicas, diabéticas, entre outras, desde o pré-natal ao parto. Ali são realizados cerca de 340 partos por mês. A unidade conta com 40 leitos obstétricos, 8 de UTI materna, 48 leitos de alojamento conjunto e 30 leitos de UI neonatal – sendo 24 convencionais e 6 cangurus. 

Além do Hospital Fernando Magalhães, em São Cristóvão, já possuem postos do Detran.RJ de identificação civil de recém-nascidos as seguintes maternidades fluminenses: do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; Mariska Ribeiro, em Bangu;  Maria Amélia, no Centro do Rio; Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu; Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande; Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita; Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo; Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti; Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói; Alexander Fleming, em Marechal Hermes; Hospital dos Lagos, em Bacaxá, Saquarema; Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz; e Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, da rede municipal, em Madureira.