Funcionário do Detran atende idoso que cadastra as digitais para tirar carteira de identidade. Ao fundo uma mulher também é atendida.

Moradores de áreas atingidas pelas enchentes da semana passada em Duque de Caxias, puderam emitir a segunda via da carteira de identidade no mutirão realizado pelo Detran.RJ, nesta sexta-feira (19/1). O serviço integra ação social promovida pelo programa "RJ Para Todos”, do Governo do Estado, oferecida aos moradores das cidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo e também Pavuna, na Zona Norte do Rio.

Em Duque de Caxias, a equipe do Detran esteve no Ciep Cora Coralina, na Cidade dos Meninos. Também fizeram parte as secretarias estaduais de Saúde; de Trabalho e Renda; de Assistência Social; o Procon; a Fundação Leão Xlll; a Defensoria Pública; a Cedae e a Cruz Vermelha Brasileira.

O diretor de Identificação Civil da autarquia, Pedro Paulo Thompson acompanhou o atendimento e destacou a importância de se atender a população de maneira ágil. “A essência do Detran é a prestação de serviços. Nesses momentos em que a população precisa de ajuda, é nossa obrigação estar aqui para amenizar a dor de pessoas que perderam tudo e têm que recomeçar a vida do zero”, disse.

O garçom Valdemar Evangelista de Sales, de 67 anos, morador do bairro de Pilar, contou que, no dia da chuva, a casa foi inundada. “Em pouco tempo eu estava com água na altura do peito. Perdi tudo. É importante poder retirar logo a carteira de identidade”, afirmou. 

A camelô Luci Cleide de Souza, de 56 anos, moradora de Jardim das Flores - um dos bairros que mais sofreram com as chuvas - conta que não conseguiu salvar seus pertences. "Não  deu pra salvar nada. A gratuidade da segunda via é muito importante nessa hora”, destacou. 

O pedreiro Thiago dos Santos e Silva foi ao mutirão com a mulher e os três filhos. Ele contou que se mudou para o bairro de Pilar poucas horas antes do forte temporal. “Com menos de um dia de casa nova, passamos por isso. A água ficou na altura da janela. Perdi tudo. Esse suporte do Governo do Estado é muito necessário para o recomeço”, disse.