O Detran.RJ realizou, nesta sexta-feira (31/3), mais uma edição do Dia D - destinado ao atendimento prioritário do público PCD. A ação também contou com a participação da Casa da Inclusão, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que deu orientação profissional e ofereceu vagas de emprego para o público PCD.
Em todos os postos do estado, as pessoas com deficiência puderam solicitar documentos como CNH e RG, sem necessidade de agendamento prévio. No posto Detran Acessível - PCD e em mais 13 Ciretrans também foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para as pessoas que precisam de carro adaptado.
“Desde a semana passada, o público PCD já pode ser atendido em qualquer posto de identificação civil sem necessidade de agendamento prévio. No Dia D, disponibilizamos também os serviços de veículos e habilitação, além da inscrição do Cidadania sobre Rodas, que já habilitou, de forma gratuita, cerca de dois mil condutores PCDs”, destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
“Fiquei sabendo da ação pelo rádio, e me organizei para me inscrever no Cidadania sobre Rodas no Posto Detran Acessível-PCD. Estou muito feliz em saber que poderei ter mais autonomia. Meu sonho é comprar um carro e poder ir aonde quiser. Quero ir à praia, viajar, paquerar, entre outras coisas. Minha vida vai mudar bastante", disse Alex de Souza, de 33 anos, morador de Itaboraí, que aproveitou a oportunidade para verificar também a disponibilidade de uma vaga de emprego pela Casa da Inclusão.
Nas unidades de identificação civil, o público PCD teve a possibilidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial do público PCD. No documento podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do Espectro Autista.
“Muito legal essa ação do Detran. Sem o Cidadania sobre Rodas não conseguiria tirar minha CNH. Agora poderei me deslocar sem depender de outras pessoas. Agradeço a todos pela oportunidade”, declarou o morador de São Gonçalo Alex Patrick, que já foi da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas.
“Esta edição marca o inicio das ações de 2023. Até o final do ano, serão mais três edições, com foco na inclusão e acessibilidade dos nossos requerentes. Tudo feito com o maior carinho e respeito”, destacou o presidente da Comissão PCD do Detran.RJ, Alex Pereira.
Neste ano, haverá mais três edições do Dia D: em 16 de junho (em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18/6); 15 de setembro (em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/9); e 1º de dezembro (em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficência – PCD e Pessoa com Deficência Física – PCDF, celebrado em 3/12).