Foto do Dia D atendendo público PCD

Secretaria de Estado de Trabalho e Renda ofereceu 400 vagas de emprego para pessoas com deficiência durante o evento

Para promover a inclusão da pessoa com deficiência, o Detran.RJ realizou, nesta sexta-feira (13/1), mais uma edição do Dia D - destinado ao atendimento prioritário do público PCD sem necessidade de agendamento. A ação também contou com a participação da Casa da Inclusão, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que deu orientação profissional e ofereceu 400 vagas de emprego para o público PCD.

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, esteve no Posto Detran Acessível – PCD para acompanhar de perto a ação. “Essa parceria com a Setrab é fundamental para atendermos o público PCD com qualidade, oferecendo serviços e empregos. Nossa intenção é ampliar a ação, disponibilizando cada vez mais serviços às pessoas com deficiência. O público PCD é muito importante para o Detran e para todo o Governo do Estado”, ressaltou Konder.

Em todos os postos do estado, as pessoas com deficiência puderam solicitar documentos como CNH e RG, sem necessidade de agendamento prévio. No posto Detran Acessível - PCD e em mais 13 Ciretrans também foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para as pessoas que precisam de carro adaptado.

“Vim me inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. Um amigo me disse que teria esse dia de atendimento especial. Estava aguardando ansiosamente para dar entrada no processo de primeira habilitação. Não vejo a hora de sair dirigindo por aí, sem depender de ninguém", disse Juan Hugo, de 29 anos, morador de Guadalupe, que também está aguardando o término da fisioterapia para procurar a Casa da Inclusão e ser inserido no mercado de trabalho.

"Achei esta ação maravilhosa. Feliz por poder tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. Estou sendo muito bem atendida por todos. Muito legal mesmo!", elogiou Rafaela Goés, de 38 anos, técnica de saúde, que foi a primeira pessoa a ser atendida.

Nas unidades de identificação civil, o público PCD teve a oportunidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial do público PCD. No documento podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do Espectro Autista.

“Esta edição do Dia D marca o inicio de várias parcerias entre diferentes órgãos do estado. Unindo os serviços governamentais, o requerente PCD será capaz de encontrar todos os serviços que necessita em um único local, garantindo, assim, inclusão e acessibilidade”, destacou o presidente da Comissão PCD do Detran.RJ, Alex Pereira.

A secretária de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, participou da ação e disse que promover ações voltadas para públicos específicos é essencial para melhorar os números da empregabilidade no estado: "É uma honra estar aqui participando do Dia D, onde nossa secretaria oferece cerca de 400 vagas para este público”.