Governo do Rio
Transparência
Governo Aberto
Ir para o menu (alt+1)
Ir para o busca (alt+2)
Ir para o conteúdo (alt+3)
Alto Contraste
Vlibras
Governo aberto
MENU
INÍCIO
VEÍCULO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Calendário
Intenção de Venda
Veículos Apreendidos
Formulários
Mais
HABILITAÇÃO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
CNH DIGITAL
Pessoa com Deficiência
Simulado
Formulários
Mais
IDENTIFICAÇÃO CIVIL
Agendamentos ㅤㅤ
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Detran e Você
Dúvidas
Formulários
Mais
INFRAÇÃO
Consultas de Multas
Nada Consta
Orientações Gerais
Cassação de CNH
Lista de infrações
Formulários
Mais
EDUCAÇÃO
Consultas Certificados
Escola Pública de Trânsito
Programa Trânsito
Simulado
Mais
DESMONTAGEM
O que é?
Serviços
TRANSPARÊNCIA
Endereço
Institucional
Ouvidoria
Licitações
Central de Atendimento
Privacidade
Corregedoria
Mais
POSTO DIGITAL
OuveRJ
GOVRJ
NOTÍCIAS
Filtro de NOTÍCIAS
Pesquisar
Força-tarefa interdita ferro-velho irregular em Nova Iguaçu
Imprimir
Quarta, 18 Junho 2025
Acessos: 597
Agentes encontraram lixo hospitalar descartado de forma irregular
Um ferro-velho irregular foi fechado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (17/06), durante mais uma ação da Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado coordenada pelo Detran RJ, criada para fiscalizar estabelecimentos que comercializam sucatas e peças automotivas usadas.
A ação começou nas primeiras horas da manhã. Agentes do Detran RJ, equipes da Polícia Civil e do Instituto do Ambiente (Inea) foram até o ferro-velho Rodrigues Peças, na Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu. No local, que não possuía cadastro no Detran RJ, foram encontradas diversas peças de carros importados, incluindo carros híbridos, sem nota fiscal. Em meio a peças de automóveis jogados no chão, agentes encontraram diversos sacos pretos com lixo hospitalar, incluindo seringas, tubos de hemodiálise, agulhas e outros materiais sujos de sangue - o que caracteriza risco ambiental e danos à saúde pública.
O proprietário do ferro-velho não foi encontrado. Os funcionários não souberam explicar a procedência do lixo hospitalar. Eles foram conduzidos para a 58ª DP (Posse) para prestar depoimento. Além de crime ambiental, o estabelecimento foi autuado pelo Inea por disposição inadequada de resíduos hospitalares e, de acordo com a Lei Estadual 3467/2000 pode pagar multa que varia entre R$ 1mil e R$ 200 mil. Diante da suspeita de crime ambiental, a 58ª DP acionou a perícia, que constatou o material irregular e o lixo hospitalar. A delegacia vai investigar a procedência.
Ao lado do ferro-velho irregular, agentes do Detran RJ também fiscalizaram um outro estabelecimento que comercializa peças usadas, já cadastrado no departamento. Fiscais checaram se o proprietário estava cumprindo as normas estabelecidas pelo Detran RJ para funcionamento. Agentes encontraram todo o material à venda disposto em prateleiras, com etiquetas padronizadas e cadastradas na aba Desmonte no site do Detran.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, destacou a importância da fiscalização e do cadastramento de ferros-velhos para que os estabelecimentos atuem dentro da lei.
“É importante ressaltar que estamos fiscalizando os ferros-velhos com a intenção de que todos se cadastrem no Detran RJ e atuem dentro da lei, oferecendo segurança ao usuário que quer adquirir uma peça usada. Trabalhamos para dar segurança a todos, desde o comerciante até o consumidor final desses materiais usados”, disse Farah.
Criada em agosto de 2023 pelo Governo do Estado, a força-tarefa coordenada pelo Detran RJ já interditou 113 estabelecimentos irregulares e credenciou formalmente 76. Desde a criação, já foram realizadas 53 ações de fiscalização com mais de 1,5 mil toneladas de sucatas apreendidas.
Serviços
Atendimento
Ouvidoria