Uma Missa em Ação de Graças celebrou os 14 anos da Operação Lei Seca nesta terça-feira (21/3), na Igreja da Candelária, no Centro do Rio. A data comemora a redução do número de vítimas de trânsito e a mudança de comportamento dos motoristas, que vêm sendo conscientizados, em operações de trânsito constantes em todo o Estado do Rio de Janeiro, sobre os riscos de conduzir um veículo sob efeito de álcool. O Detran.RJ é um dos principais parceiros da Lei Seca e continuará reforçando o trabalho, como afirmou o vice-presidente do Detran.RJ, Bruno Cabral, que representou o presidente Adolfo Konder no ato religioso.
“A parceria entre o Detran e a Secretaria de Estado de Governo, e consequentemente com a Lei Seca, é muito positiva. Vamos intensificá-la cada dia mais para entregar resultados ainda mais positivos e que beneficiem a população fluminense. Essa é a nossa missão e também a do Governo do Estado”, destacou Bruno Cabral.
Com saldo positivo e grande credibilidade junto à opinião pública, a Operação Lei Seca completou 14 anos com redução da quantidade de motoristas embriagados ao volante e da taxa de mortos nas ruas e estradas do Estado do Rio. O superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Arthur Barbosa, comemorou a diminuição de 5% dos casos de alcoolemia em relação ao verão do ano passado.
“Isso comprova que nosso trabalho de fiscalização e de educação está surtindo efeito. Não podemos esmorecer e devemos manter o foco com a nossa missão diária. Estamos aprimorando os protocolos e inovando com novas medidas. Um dos nossos próximos desafios será levar as ações de conscientização para todas as escolas de Ensino Médio do estado e, assim, alcançar as famílias também”, disse o superintendente.
A missa comemorativa, celebrada pela 13ª vez pelo padre Renato Martins, teve a participação do Coral Canta Detran e reuniu agentes, coordenadores responsáveis pela operação, além de outras autoridades e políticos, como o deputado estadual Rodrigo Amorim; o vereador Rogério Amorim; o chefe de gabinete do Detran.RJ, André Novo; o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ, Pedro Thompson; entre outros.
A Operação Lei Seca também promove ações de conscientização nas ruas, eventos, bares e restaurantes, além de palestras em escolas, universidades e empresas de todo o estado. A equipe de educação inclui pessoas com deficiência (PCDs), vítimas de acidentes de trânsito provocados pela mistura de álcool e direção. Eles atuam conscientizando os motoristas e reforçando a mensagem “Se beber, não dirija”.