Voltar |

O QUE É?

É o novo modelo de Carteira de Identidade do Brasil, instituído através do Decreto Federal nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022.

A CIN possui um padrão de emissão nacional, independente do estado em que foi emitida, e utiliza o CPF como um número único de registro e identificação para todas as unidades da federação, em substituição ao antigo número do Registro Geral (RG).

O DETRAN-RJ passou a emitir o novo documento em 16/01/2023.

Atenção:

A Carteira de Identidade emitida no modelo antigo é válida até 23 de fevereiro de 2032. Após esta data todos os cidadãos deverão estar portando o novo documento (CIN). Contudo, aqueles que já possuíam 60 (sessenta) anos completos ou mais, na data de publicação do Decreto Federal nº 10.977 (23/02/2022), não estão obrigados a substituir a identidade, pois sua carteira emitida anteriormente tem validade indeterminada.

QUEM PODE SOLICITAR?

Qualquer cidadão brasileiro nato/naturalizado ou o português com igualdade de direitos.

CASOS ESPECIAIS:

  • Os brasileiros nascidos no exterior menores de 18 anos que possuírem a condição provisória de nacionalidade e que, por lei, ainda estiverem no período em que não é obrigatório fazer a opção definitiva, será emitida a carteira do modelo antigo;

  • Também aos Naturalizados menores de 20 anos que ainda não fizeram a opção definitiva pela naturalização, será emitida a carteira do modelo antigo; e

    Nos casos acima citados só será liberada a emissão da Carteira de Identidade Nacional quando for efetuada a opção definitiva.

Documentação

Deve ser apresentada original ou cópia autenticada de todos os documentos necessários (obrigatórios e opcionais).

A documentação obrigatória sempre deve ser apresentada pelo cidadão; já a opcional só será necessária se este desejar que a informação seja exibida na CIN.

Os documentos a serem apresentados podem variar de acordo com o tipo de solicitação, se é 1ª via ou 2ª via. Para ver o detalhamento da documentação, clique nos links 1ª via da CIN e 2ª via da CIN.

A CIN POSSUI VALIDADE?

Por definição do Decreto Federal nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, a Carteira de Identidade Nacional - CIN possui prazos de validade definidos de acordo com a idade do cidadão identificado:

  • De 0 (zero) a 11 (onze) anos de idade – validade de 05 (cinco) anos;

  • De 12 (doze) a 59 (cinquenta e nove) anos de idade – validade de 10 (dez) anos;

  • A partir de 60 (sessenta) anos de idade – o documento será impresso sem data de validade.

Atenção:

Ao vencer a validade, o documento deverá ser renovado, sendo considerada uma solicitação de 2ª via da CIN.

PARTICULARIDADES DO DOCUMENTO:

Atualmente, a CIN está sendo expedida pelo Detran-RJ em papel de segurança. O modelo impresso também é disponibilizado em formato digital, na plataforma GOV.BR.

MODELO DA CIN EM PAPEL

Observação:

Com relação às regras para a impressão das informações na CIN, quando os campos Nome do cidadão, Nome Social ou Filiação possuírem o tamanho superior a 37 posições, será aplicada abreviação desses nomes no documento impresso, conforme regra definida na Resolução CEFIC nº 15, de 01/11/2023.

MODELO DA CIN DIGITAL

Na CIN digital, além da imagem da carteira física (em papel), também é exibida a imagem do QR Code, que possibilita a conferência e a validação do documento digital.

A documentação opcional, apresentada para inclusão, somente fica disponível na versão digital do documento, conforme imagem abaixo:

Atenção:

O documento digital pode ser exportado para o formato portável de documento (PDF) sendo permitida também a impressão deste arquivo em PDF. .

TAXA DE SERVIÇO

A PRIMEIRA VIA DA CIN É GRATUITA?

Sim, a primeira emissão é gratuita para os cidadãos que nunca solicitaram o documento no estado do Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado da Federação; mesmo para quem já teve uma ou mais vias emitidas no modelo antigo (RG Estadual). Clique no link 1ª via da CIN para saber mais sobre as características do serviço.

A SEGUNDA VIA É PAGA?

Para quem já teve a CIN emitida no estado do Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado da Federação, a expedição da 2ª via deve ser paga pelo cidadão. No Detran-RJ, a taxa de serviço cobrada é o DUDA, que deve ser preenchido com o CPF do solicitante do serviço. Para maiores informações sobre 2ª via da CIN e sua taxa de serviço, clique aqui.

COMO BAIXAR O DOCUMENTO?

A partir da emissão da carteira física, a imagem do documento digital fica automaticamente disponível na plataforma do Governo Federal (GOV.BR), para todos os cidadãos cadastrados como nível PRATA ou OURO na referida plataforma.

PASSO A PASSO PARA GERAR O DOCUMENTO DIGITAL:

  • Baixe o Aplicativo GOV.BR, disponível nas lojas Android e iOS;

  • Faça o seu login informando o CPF e a senha cadastrada no aplicativo;

  • Em Serviços, selecione a opção CARTEIRA DE DOCUMENTOS;

  • Clique primeiramente em ADICIONAR DOCUMENTO;

  • Escolha a opção CARTEIRA DE IDENTIDADE na lista dos documentos;

  • Com a Carteira adicionada clique em VER DETALHES;

  • Pronto você terá acesso ao seu documento no formato digital;

  • Clique no link https://youtu.be/BeWNk2T6Kcg para ver como baixar a CIN no seu celular.

OBSERVAÇÃO:

Os cidadãos cadastrados no aplicativo GOV.BR como nível bronze devem utilizar a opção LER QR Code para migrar de nível:

  • Após se logar no GOV.BR, clicar na opção QR Code;

  • Posicionar o celular no QR Code da carteira física com a câmera do celular para capturar a imagem;

  • Efetuar o cadastro facial solicitado pelo aplicativo; e

  • Após esse processo, você já terá migrado para o nível OURO e poderá baixar a CIN digital, seguindo as orientações descritas no tópico anterior.

COMO VALIDAR O DOCUMENTO DIGITAL?

  • O documento digital pode ser validado através do aplicativo Vio, disponível para Android e iOS.

  • A validação é feita a partir da leitura do QR Code da CIN, que está contido no app GOVBR.

  • Também é possível efetuar a validação do documento impresso em PDF, através do Vio, para ler o QR Code contido nesta impressão.